Inicial 9 Notícia 9 Estudantes de Turismo da Uniuv são idealizadores do projeto Parque Monge João Maria

Fé, devoção, curiosidade. Inúmeros motivos levam as pessoas a visitarem o pocinho, localizado no Parque Monge João Maria, inaugurado na sexta-feira, 20, no alto da Rua Sete de Setembro, no Centro de Porto União, SC. O local é um importante marco histórico e religioso da região do Contestado. Segundo conta a história, esse poço foi cavado pelo Monge, que teria descansado naquele local durante a Guerra do Contestado. Todo ano, crentes nas intervenções espirituais do monge procuram o pocinho para pedirem bênçãos e até mesmo realizarem batismos.

O local foi revitalizado, o acesso foi adequado para que os visitantes possam apreciar a beleza natural do bosque que circunda o poço, graças ao projeto idealizado pelos estudantes do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Resgatar e recuperar o atrativo histórico, cultural e ambiental do turismo regional, propondo investimento oficial para que isso seja possível é um dos objetivos do projeto inicial desse trabalho, que foi realizado na disciplina de Turismo e Meio Ambiente, em 2003.

A inauguração do Parque representa a concretização do sonho de Arceli Maria Fudal, Clari Aparecida Mernitzki, Erni Rollwagen, Jucilene Cordeiro, Siqueira, Lídia Cloda, Luciane Wachholz, Marilene Barão, Marivanda Bortoloso Pigatto, Maurício Juraszek, Micheli Senderski, Michelle Kroetz, Nívea Neppel, Roseane Augusta Morgan, Suzan Worel, Suzana Oliveira Machado, Tâmara, Roemers de Oliveira e Valcira de Fátima Ferri da Silva, equipe idealizadora do projeto.

O que em 2003 podia parecer um simples trabalho para obtenção de nota, cinco anos depois, culminou em um projeto grandioso, que recebeu apoio do poder público em âmbito municipal, estadual e federal. “Na época, o projeto recebeu a mais alta avaliação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, como projeto relevante para a comunidade. Por meio desse parecer, recebeu recursos federais para ser executado, com contrapartida da Prefeitura de Porto União”, conta Marivanda Bortoloso Pigatto, que fez parte da equipe idealizadora do projeto e atualmente coordena o curso de Turismo da Uniuv.

Para a professora que leciona a disciplina de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Aparecida de Paula e Souza, isso justifica a importância do curso para a região, mostrando que é possível desenvolver o turismo nas cidades gêmeas de União da Vitória e Porto União.

Faz parte do projeto o estudo técnico desenvolvido para identificar o potencial turístico do Morro da Cruz – sua história ligada ao Monge João Maria e ao movimento socioeconômico e cultural do Contestado – promovendo ações de preservação e proteção do ambiente da sua localização. O projeto inicial foi adaptado pelos engenheiros da Prefeitura de Porto União, com a preocupação de manter as características originais do local. A equipe idealizadora acompanhou todo o processo.

Para a professora Vivian Gertrudes Buchholz Guimarães, participar da inauguração desse parque, cujo projeto foi elaborado pelos estudantes de Turismo da Uniuv, é testemunhar o reconhecimento da importância da formação desses profissionais, bem como sua capacidade em elaborar estudos em prol do turismo local.

Segundo Pigatto, outros projetos idealizados por estudantes de Turismo da Uniuv estão em andamento, resgatando a história e explorando os atrativos naturais da região. “O projeto do quilômetro 13, em conjunto com a Associação Amigos do Trem e com o apoio da Prefeitura de Porto União, está sendo apresentado a órgãos públicos para obtenção de recursos. O projeto de revitalização do Parque Ambiental Ari Queiroz, em parceria com a Prefeitura de União da Vitória; e o projeto de realização da Festa do Steinhaeger, idealizado por acadêmicos em 2002, e reestruturado pela Associação de desenvolvimento do turismo regional (Adetur), em 2005, estão sendo analisados”, conta.

Para Pigatto, quando o poder público sinaliza o investimento incentiva os investidores privados. “Com investimento do poder público em estrutura vai atrair maior fluxo turístico e beneficiar a economia do Município, incentivando outros empreendedores a investirem na área”, afirma.

Durante a inauguração do Parque, as representantes da equipe idealizadora do projeto receberam do Prefeito de Porto União, Renato Stasiak, um troféu em madeira simbolizando a fé no Monge João Maria. A solenidade contou, ainda, com apresentação de um auto contando a história do Monge, figura popular na região e tido por muitos como milagreiro. O texto do auto é do diretor de cultura de Porto União, Ari Krüger dos Passos, com músicas de Romário Borelli e participação de cerca de 50 atores. O Parque é aberto à visitação diariamente, e os turistas podem ainda participar do city tour Fronteira do Contestado, organizado pela Adetur, passando pelos pontos turísticos que contam a história das duas cidades, e é realizado no primeiro sábado de cada mês.

Nas fotos em destaque, em sentido horário, o troféu recebido pelos estudantes do prefeito de Porto União, uma visão parcial da passarela depois de inaugurada, o poço antes das benfeitorias e os estudantes trabalhando.