Inicial 9 Notícia 9 Projeto Envolver encerra Semana do Voluntariado da Uniuv

Projeto Envolver encerra Semana do Voluntariado da Uniuv

A Semana do Voluntariado, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), surgiu com o objetivo de se começar um trabalho de conscientização de todos os acadêmicos e professores, para que desenvolvam em algum momento da vida acadêmica o trabalho voluntário.

Durante os dias 5 a 8, a comunidade acadêmica participou de um circuito de palestras, com diversos exemplos de trabalhos voluntários nas lutas contra o câncer, contra a pobreza, a conscientização sobre o manuseio de fogos de artifício e explosivos, defesa dos animais, doação de sangue e medula óssea, e apoio a instituições sem fins lucrativos.

Hoje existem muitos projetos voluntários na universidade, onde cada curso desenvolve o seu, mas a intenção da Uniuv, com a Semana do Voluntariado sendo inserida no calendário, é institucionalizá-las. “A Uniuv passará a se responsabilizar pela parceria com as instituições que que já são beneficiadas e as que serão inseridas no processo de desenvolvimento de projetos voluntários, a partir de sugestões dos alunos e professores. No ano que vem, passarão a existir oficinas metodológicas sobre o que é o voluntariado universitário e como desenvolver as ações nas mais diversas instituições e comunidades”, relata Fernanda Wolff, organizadora do evento.

Encerrando o circuito de palestras, os integrantes do Projeto Envolver conversaram com os alunos sobre o voluntariado universitário e as ações desenvolvidas desde o início do projeto em 2013. O Projeto Envolver nasceu por iniciativa dos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e já realizou diversas ações envolvendo crianças, animais abandonados, incentivando a doação de sangue, cadastro de doadores de medula óssea e ajudando as instituições Arlep e Corpo de Bombeiros de Porto União.

Os acadêmicos frisaram que o Projeto não é só dos cursos de Comunicação Social e qualquer acadêmico, de qualquer colegiado pode participar. “Qualquer acadêmico pode participar de um voluntariado, no caso do Envolver, basta entrar em contato com a gente e passar a fazer parte do grupo, ou trazer sugestões de ações que possam ser desenvolvidas”, comenta Lucas Ferreira, acadêmico de Publicidade e Propaganda e integrante do Envolver.

Segundo os acadêmicos é muito gratificante desenvolver essas ações. Assim podem ver e estar presentes em realidades e situações de vida muito diferentes, agregando não só conhecimento, mas passam a repensar na vida.

por: Thaina da Cruz