Inicial 9 Notícia 9 IX Semana de Engenharia Civil terá minicurso com engenheiro responsável pela obra do Museu Oscar Niemeyer

A IX Semana Acadêmica de Engenharia Civil, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), tem como objetivo proporcionar aos estudantes um contato direto com profissionais que atuam no mercado de trabalho. A troca de experiências é fundamental para perceber as realidades e a evolução das oportunidades que se abrem a cada ano.

O evento acontece entre os dias 09 a 12 de novembro e é organizado pelos acadêmicos do curso. Durante os dias 09 a 12, no período da tarde, será realizado um minicurso com o tema O Engenheiro e a Obra, ministrado pelo Engenheiro Civil Marco Antonio Stavis, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem 41 anos de profissão e atuou nas áreas de saneamento, obras industriais, edificações, obras públicas e em especial na obra do Museu Oscar Niemeyer (MON).

O engenheiro foi responsável pela obra, que foi arquitetada por Oscar Niemeyer com o formato de “olho” e foi construída em 185 dias. A estrutura tem 70m de extensão por 30m de largura, sendo disponibilizado no total mais de 500 empregos diretos, utilizado 70m de vão em aço, 5226m³de concreto e 700 toneladas de estrutura tubulares. Stavis foi premiado em 2002 com o troféu Paraná de Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na modalidade construção, pela sua atuação no MON. O museu é considerado o maior da América Latina, eleito em 2012 um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

No dia 10, com início às 08h e 19h, acontecerão as palestras com o Engenheiro Riccardo Loffredo, com o tema Wood Frame e o Engenheiro Ricardo Henrique Dias, que conversará com os acadêmicos sobre a Criatividade na concepção estrutural.

Na quarta-feira, os convidados são os engenheiros Roberto Domit e Gabriel Metzler de Oliveira, que conversarão com os alunos sobre o Exercício profissional na Engenharia Civil e superação. Para a segunda palestra do dia, o convidado é o Engenheiro Luis Alberto Trevisol Jr., do Grupo Hobi, que abordará o tema Concreto e Argamassa. As palestras acontecem nos períodos da manhã e noite, com início às 08h e 19h.

Finalizando a programação, na quinta-feira com início às 08h, acontece a palestra com a empresa In Brasil, sobre a Madeira Plástica. No período da noite, às 19h, os acadêmicos poderão conhecer a empresa EVO, que trará o tema Produtos sustentáveis da EVO.

Segundo o coordenador do curso, Wilson Carlos Eckl, o trabalho feito em parceria entre a instituição e acadêmicos trazem um diferencial para o curso e o torna ainda melhor. “A troca de experiências com profissionais e a inserção de novos conhecimentos, a partir da Semana de Engenharia Civil é importante, pois é nesse período que se molda o profissional que vai atuar no mercado nacional e internacional”, explica Eckl.

por: Thaina da Cruz