Notícias

Inicial 9 Notícia 9 IX Semana de Engenharia Civil terá minicurso com engenheiro responsável pela obra do Museu Oscar Niemeyer

IX Semana de Engenharia Civil terá minicurso com engenheiro responsável pela obra do Museu Oscar Niemeyer

A IX Semana Acadêmica de Engenharia Civil, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), tem como objetivo proporcionar aos estudantes um contato direto com profissionais que atuam no mercado de trabalho. A troca de experiências é fundamental para perceber as realidades e a evolução das oportunidades que se abrem a cada ano.


O evento acontece entre os dias 09 a 12 de novembro e é organizado pelos acadêmicos do curso. Durante os dias 09 a 12, no período da tarde, será realizado um minicurso com o tema O Engenheiro e a Obra, ministrado pelo Engenheiro Civil Marco Antonio Stavis, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem 41 anos de profissão e atuou nas áreas de saneamento, obras industriais, edificações, obras públicas e em especial na obra do Museu Oscar Niemeyer (MON).


O engenheiro foi responsável pela obra, que foi arquitetada por Oscar Niemeyer com o formato de “olho” e foi construída em 185 dias. A estrutura tem 70m de extensão por 30m de largura, sendo disponibilizado no total mais de 500 empregos diretos, utilizado 70m de vão em aço, 5226m³de concreto e 700 toneladas de estrutura tubulares. Stavis foi premiado em 2002 com o troféu Paraná de Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na modalidade construção, pela sua atuação no MON. O museu é considerado o maior da América Latina, eleito em 2012 um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba.


No dia 10, com início às 08h e 19h, acontecerão as palestras com o Engenheiro Riccardo Loffredo, com o tema Wood Frame e o Engenheiro Ricardo Henrique Dias, que conversará com os acadêmicos sobre a Criatividade na concepção estrutural.


Na quarta-feira, os convidados são os engenheiros Roberto Domit e Gabriel Metzler de Oliveira, que conversarão com os alunos sobre o Exercício profissional na Engenharia Civil e superação. Para a segunda palestra do dia, o convidado é o Engenheiro Luis Alberto Trevisol Jr., do Grupo Hobi, que abordará o tema Concreto e Argamassa. As palestras acontecem nos períodos da manhã e noite, com início às 08h e 19h.


Finalizando a programação, na quinta-feira com início às 08h, acontece a palestra com a empresa In Brasil, sobre a Madeira Plástica. No período da noite, às 19h, os acadêmicos poderão conhecer a empresa EVO, que trará o tema Produtos sustentáveis da EVO.


Segundo o coordenador do curso, Wilson Carlos Eckl, o trabalho feito em parceria entre a instituição e acadêmicos trazem um diferencial para o curso e o torna ainda melhor. “A troca de experiências com profissionais e a inserção de novos conhecimentos, a partir da Semana de Engenharia Civil é importante, pois é nesse período que se molda o profissional que vai atuar no mercado nacional e internacional”, explica Eckl. 

por: Thaina da Cruz

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo