Inicial 9 Notícia 9 Uniuv recebe doação de terreno para construção do Núcleo Universitário em São Mateus do Sul

Foi entregue ontem, 26, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, um terreno de 48.400metros quadrados, que representam dois alqueires, para o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). No local será construído o prédio para o Núcleo Universitário da Uniuv no Município. Atualmente, a Instituição está estabelecida em um antigo prédio no Centro da cidade, em que também funcionam várias outras instituições, portanto, é um local pequeno, para que a Uniuv possa colocar em prática seu projeto de expansão.

O Pró-Reitor de Ensino da Uniuv, professor Odelir Dileto Cachoeira, faz uma comparação e afirma que o espaço que foi doado pela Prefeitura de São Mateus do Sul é maior do que o ocupado pela sede da Instituição, em União da Vitória. “Essa extensão de terra corresponde, por exemplo, a quatro vezes o espaço em que estão localizados o bloco das Engenharias e o complexo esportivo da Uniuv”, analisa.

A construção do prédio inicia ainda este ano e, segundo o Vice-Reitor, professor José Pedro Ramos, reforça o compromisso de expansão regional da Uniuv. A Instituição já conta com os cursos de Administração e de Informática de Gestão em funcionamento no Município, e está sendo feito um estudo para a implantação do curso de graduação em Engenharia da Produção para o próximo ano. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, com a consolidação do Núcleo Universitário, o processo de pedido de autorização para esse curso deve ser encaminhado ao Conselho Estadual de Educação do Paraná, mas segue um curso mais rápido.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Omar Raimundo Pichet Neto, o Município sente necessidade desse empreendimento educacional, para que mais oportunidades sejam oferecidas para os jovens da região. Cerca de 450 estudantes saem diariamente de São Mateus do Sul buscando cursos superiores em cidades vizinhas.

Para Cachoeira, com o fortalecimento do Núcleo da Uniuv em São Mateus do Sul e aumento da oferta de cursos, haverá oportunidade para que os estudantes fiquem na cidade. Para o Prefeito de União da Vitória, Hussein Bakri, isso é importante, pois lamenta o fato de muitos talentos terem saído da região para buscar estudos e não terem voltado.

O terreno doado para a Uniuv foi considerado de utilidade pública pelo decreto 253/03, do Município de São Mateus do Sul, e fica situado na Colônia Iguaçu, próximo à BR 476 e acesso à empresa Incepa.