Notícias

Inicial 9 Notícia 9 5ª edição do projeto Rio limpo é realizada

5ª edição do projeto Rio limpo é realizada

Foi realizada no sábado (30), a quinta edição do projeto Rio Limpo. O evento é organizado pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), e tem como objetivo retirar o lixo das margens e leito do rio Iguaçu, além de promover a conscientização sobre a importância do descarte correto. Nesta edição foi recolhida a quantidade de 1,4 tonelada de lixo, uma diminuição com relação a quantidade do ano passado, que foi de 1,7 tonelada.


Segundo a coordenadora do projeto, professora Lisandra Kaminski, após a enchente de 2014 muito entulho ficou depositado nas margens do rio, o que resultou em uma quantidade maior de lixo recolhido na edição passada. “Outro fator é o aumento na conscientização ambiental da população, tanto que visualmente o rio apresentava uma condição melhor antes do evento, inclusive esperávamos uma quantidade menor em virtude disso. Vários programas de conscientização ambiental estão sendo realizados no município, dentre eles o Rio Limpo, e com certeza isso se reflete nesta quantidade”, comenta.


Neste ano, contudo, 18 embarcações foram inscritas para participar do evento, três a mais que no ano passado. “Comparado às edições anteriores, nesta tivemos mais barcos e mais voluntários inscritos. A busca foi muito grande, não tivemos vagas para todos os voluntários interessados. Também foram desenvolvidas mais atividades, e o público visitante bateu o recorde”, completa Lisandra.


Para o reitor da UNIUV, Alysson Frantz, a relação entre o aumento de voluntários e diminuição de lixo recolhido é um sinal de que o projeto está surtindo efeito com relação a conscientização. Frantz também destaca a importância da preservação do rio. “Estamos abraçados pelo rio Iguaçu de uma maneira geográfica, então representa muito para nós protegê-lo, uma vez que hoje se observa de uma maneira geral um comprometimento em termos de poluição dos rios e nascentes. Proteger e preservar esse meio é mais do que um compromisso, é uma questão moral nossa e é por meio do projeto Rio Limpo que conseguimos trabalhar essa conscientização. Esse trabalho acaba sendo foco de discussão durante toda a preparação ao longo do ano, e o projeto é, de certa forma, uma contribuição da UNIUV junto a sociedade”, acrescenta.


Frantz vê no evento uma oportunidade de transformar o projeto em um dia de confraternização e participação de vários seguimentos da sociedade. “Espera-se que esse projeto continue no seu compromisso inicial que é a retirada de lixo do rio, que isso seja preservado, que a campanha de conscientização ambiental perdure mas que agora comece a agregar, e que outros seguimentos da sociedade vejam nesse projeto uma oportunidade de apresentar suas propostas de contribuição para a sociedade de uma maneira geral”, expressa.


O evento também contou com outras atividades, como ponto de coleta de pilhas e baterias; ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes; ponto de coleta de lixo eletrônico; ponto de coleta de óleo de cozinha usado; shows com bandas da região; feira de adoção de cães promovida pelo Setor de Defesa Animal da prefeitura de União da Vitória; exposição de entidades; distribuição de mudas árvores nativas; apresentação de slack line; campanha de arrecadação de alimentos pelo Diretório Acadêmico da UNIUV e atividades para crianças, como brinquedos infláveis, orientação de escovação bucal promovida pelo curso de Odontologia, entre outros. 


Confira mais fotos do evento na nossa página no Facebook

por: Thaina da Cruz

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo