Inicial 9 Notícia 9 Alunos do Coltec participam de palestra sobre álcool e direção

Alunos do Coltec participam de palestra sobre álcool e direção

Os alunos do terceiro ano do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) participaram na manhã de hoje (18), de uma palestra sobre Álcool e Direção ministrada pelos policiais militares de Porto União, Rodrigo Leal e Ricardo Pereira.

Na palestra, os policiais explicaram a legislação referente à lei seca, as fases da embriaguez, mostraram casos brasileiros e estrangeiros de acidentes causados por pessoas alcoolizadas e também campanhas de conscientização sobre álcool e direção.

Os alunos ainda participaram de testes do bafômetro com chocolates recheados com licor e bochecho com enxaguante bucal. O policial Pereira também fez o teste com graspa, para exemplificar a quantidade de álcool no sangue. Nos exemplos pode-se perceber que após ingerir os produtos, a quantidade de miligramas varia de acordo com o metabolismo. Ao fazer o reteste, nos casos do chocolate e enxaguante bucal , após 15 minutos o corpo já tinha absorvido a quantidade de álcool, enquanto a graspa ainda permanecia presente.

Segundo Paulo Perotti, diretor do colégio, a intenção da palestra é gerar aprendizado além dos conteúdos ministrados em sala de aula. “Eu espero que tudo que eles apresentaram aqui tenha servido de valia, porque vocês sabem a teoria, mas às vezes na prática vocês dão aquele escorregão. Toda e qualquer atividade que nós proporcionamos fora da sala de aula é para que vocês tenham um maior aproveitamento dos conteúdos, sempre pensando no bem estar de todos que fazem parte da nossa família”, explica.

A palestra faz parte da disciplina de Química, ministrada pela professora Juliane Boiko que está trabalhando com os alunos a função álcool, e é também uma das atividades em apoio ao Movimento Maio Amarelo.

por: Divulgação