Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo constroem espaços de interação e convivência na UNIUV

Entre os dias 16 a 20, aconteceu a 6ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). O evento tinha como objetivo apresentar aos acadêmicos as novas tecnologias e as diversas áreas da arquitetura que se pode atuar depois de formado.  Além da troca de experiências e conhecimento entre os ouvintes e os palestrantes, a semana teve o intuito de complementar alguns conteúdos ainda vagos na formação acadêmica, visando o aperfeiçoamento dos novos profissionais e daqueles que já atuam na área.

Segundo Eduardo Otto, organizar a Semana de Arquitetura e Urbanismo foi um grande desafio. “Nós do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CAAU) tínhamos pouca experiência em relação à organização de um evento como este, sendo assim dividimos todas as etapas para que pudesse ser realizado. Definimos os temas que eram de interesse da comunidade acadêmica e selecionamos quatro palestrantes. Após isso organizamos os translados e hospedagens dos palestrantes, e definimos também como seria realizada a divulgação da Semana de Arquitetura”, conta.

As palestras foram muito elogiadas pelos acadêmicos e professores. “Todas as noites recebemos muitos elogios pelos temas e palestrantes escolhidos. Pode-se perceber ao final do ciclo de palestras que os acadêmicos aproveitaram muito os conteúdos. Quando conversei com os membros do CAAU, vi que todos estavam se sentindo com o dever cumprido. Isso nos faz dizer que a 6ª Semana Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso, e que só tem a melhorar para as próximas edições”, relata Otto.

As palestras selecionadas para o evento tinham os seguintes temas Building Information Modeling (BIM), Interações entre Design Thinking e Arquitetura na concepção de projetos e cenários de eventos, Arquitetura Proativa e Restauro.

Os acadêmicos responsáveis pela organização da 6ª Semana de Arquitetura e Urbanismo foram Eduardo Otto, Fernanda Strobino, Gabrielly de Mattos, Lucas da Rocha, Mahara Massaneiro, Natalhê Andreta, Eduardo Mayer e Leticia Biazus.

Ao final da Semana, foi escolhida a logo do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e também os candidatos a Garoto&Garota UNIUV.

24h de Arquitetura

No dia 20, teve início o 24h de Arquitetura em que os acadêmicos divididos em equipes, tiveram espaços da UNIUV para planejar, projetar e executar um novo ambiente para a área destinada. Foram 80 acadêmicos inscritos, divididos em quatro grupos.

Segundo o coordenador do curso e organizador do evento, Edwin Meyer, o objetivo do 24h de Arquitetura foi desafiar os alunos e sua capacidade criativa. “Nossa proposta era de instigar a criação de algo novo, estimular o trabalho em equipe e a pressão em trabalhar em curto prazo. Chegar no espaço onde não tem nada, por mais que já tenha o projeto no computador é uma coisa, mas quando vai aplicar é  outra. ‘A parede é muita dura, como é que eu furo?’. Toda essa dificuldade estrutural que eles tiveram para desenvolver o projeto foi uma iniciativa da coordenação, dos professores de instigar eles a pensar como construtor, para que valorizem o profissional lá fora quando tiverem contato com pedreiro, marceneiro, e saber que o processo de construção é difícil mesmo”, relata.

Muitas vezes o acadêmico sai da faculdade sem uma experiência prática. “Eles fazem estágio, mas quase sempre vão produzir no computador, poucas vezes vão meter a mão na massa, fazer alguma coisa, e essa criação de espaços dentro da universidade é para que o acadêmico tenha essa prática e depois ao ver o resultado possa sentir orgulho do que foi criado”, expressa Meyer.

As etapas de produção durante a noite foram as adaptações dos projetos, pois anteriormente eles receberam a distribuição dos espaços e muitos já vieram com eles elaborados em croqui e trouxeram materiais reciclados para a produção. Posteriormente tinham que identificar o perímetro de trabalho e analisar as dificuldades em tirar o desenho do papel e montar o espaço. E ao final manipular os materiais para a construção e entregar os espaços no tempo determinado pela organização.

O primeiro feedback dos alunos foi “estamos cansados, mas felizes”. “Apesar de alguns desentendimentos durante o período de produção, houve a entrega de todos os espaços e o sentimento de orgulho e satisfação dos acadêmicos após ver os espaços prontos para uso”, conta Meyer.

O evento teve total apoio da reitoria. “Essa iniciativa da reitoria de dar mais espaço aos professores para participar da gestão é importantíssimo, porque o professor participando acaba chamando o aluno para também participar e a partir desse momento o acadêmico valoriza mais a faculdade e a divulga de maneira muito positiva. A aceitação dos acadêmicos em querer fazer o espaço, a partir da liberação da reitoria, foi fantástica, tivemos 80 alunos participando do 24h de Arquitetura”, finaliza Meyer.

O grupo ganhador será selecionado por três critérios, a entrega do espaço limpo e organizado do jeito que receberam, a composição da equipe com integrantes de todos os semestres do curso, sendo a pontuação proporcional com a quantidade de integrantes do primeiro ao nono semestre e o número de votos na página do Facebook onde serão divulgadas as fotos dos espaços para votação.

Os professores que participaram do 24h de Arquitetura foram Ederson Schroeder, Alison Klein, Sérgio Lell, Bruno Sucharski e Edwin Meyer.

por: Thaina da Cruz