Inicial 9 Notícia 9 Egressa da UNIUV realiza intercâmbio na Polônia

Egressa da UNIUV realiza intercâmbio na Polônia

Desde que o convênio com a Universidade de Kielce foi assinado no ano passado, a oportunidade de realizar um intercâmbio para a Polônia foi facilitada pelo Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Para a egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Sueli Gabsk, moradora de Cruz Machado, essa viagem já é uma realidade. Sueli, contudo, não conseguiu o intercâmbio por meio do convênio, pois ele ainda não estava disponível na instituição. Para realizar a viagem, foi necessária a comprovação de descendência polonesa, ter conhecimento do idioma, a conclusão do curso superior, e também a recomendação do pároco da igreja da sua cidade.

O intercâmbio era um desejo antigo de Sueli. Vários países foram cogitados, entre eles a Polônia, por conta da familiaridade com a língua polonesa e com a cultura do país. “Quando finalmente surgiu a possibilidade de realizar o intercâmbio, agarrei com as duas mãos por acreditar que aquela seria a minha chance. Em minha família sempre tive contado com costumes e tradições polonesas. A possibilidade de regressar às terras dos meus antepassados, conhecer um pouco mais da cultura e história e ainda realizar uma pós-graduação me pareceu simplesmente grandioso, uma oportunidade única na vida”, comenta

Sueli teve poucos meses para se preparar para a viagem. Foi necessário localizar documentos como certidão de nascimento, óbito e casamento para que pudesse comprovar sua descendência polonesa. Também foi preciso preparar-se financeiramente para a mudança. Sobre o idioma necessário para realizar o intercâmbio, Sueli explica que o polonês não precisa ser fluente, mas é importante conhecer a língua o suficiente para conseguir comunicar-se.  Outra língua importante é o inglês, pois os jovens do país dominam o idioma.

Após sua chegada, Sueli procurou fazer contato com nativos para esclarecer suas dúvidas sobre o país, e notou muitas diferenças entre Brasil e Polônia. “A diferença inicial é a segurança, com certeza me sinto muito mais segura aqui. O transporte público é organizado, normalmente pontual e limpo. As pessoas são mais fechadas comparadas aos brasileiros, a qualidade de atendimento ao cliente no Brasil é muito melhor, na minha opinião. Outro ponto que merece destaque é o baixo custo para viajar entre um país e outro da União Europeia. As companhias Low Cost tem passagens muito atraentes, mas normalmente estão em aeroportos retirados. Sem esquecer que países onde o Euro é a moeda oficial a viagem se toma mais cara. Sinto muitas saudades da comida brasileira, dos legumes e das frutas, por aqui não tem tanta opção, e não são frescas no inverno e, portanto, não tão saborosas”, relata.

Sobre o convênio entre a UNIUV e a Universidade de Kielce, Sueli acredita que esta é uma boa oportunidade para conhecer outro idioma, aprender mais sobre a cultura e a história polonesa, além de ser um momento para que o intercambista aprenda sobre superação e adaptação em diversas situações, o que é muito importante para o mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade que vai mudar a pessoa, vale muito a pena. Se prepara e vem sem medo, você não precisa de muita bagagem para vir, mas com certeza vai precisar de duas malas para voltar. Não passe um dia sem aprender algo novo, tenha sempre em mente que tudo um dia vai passar, tanto momentos bons, quanto ruins”, aconselha.

por: Divulgação