Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Professoras da Uniuv participam do Encontro Uruguaio de Educação Comparada

Professoras da Uniuv participam do Encontro Uruguaio de Educação Comparada

 

As professoras Simone Aparecida Paludo Ribas e Simone Santos Junges participaram do Encontro Uruguaio de Educação Comparada, promovido pela Universidad de La Empresa (UDE), em Montevidéu, no Uruguai, de 14 a 16 de julho. O evento foi realizado com o objetivo de discutir a fundação da Sociedade Uruguaia de Educação Comparada, assim como já existe na Argentina o no Brasil, onde está a mais antiga do Mercosul. A Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) foi fundada em 1983.

O Encontro contou com palestrantes brasileiros e uruguaios, como a Presidente da SBEC, professora Marta Luz Sisson de Castro, e o Presidente da Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación (Saece), professor Norberto Fernández Lamarra, além de autoridades e teóricos nas áreas de educação infantil, básica, média e superior.

Desde 1817, estudos vêm sendo feitos sobre a educação comparada e, segundo Junges, eles evoluíram de uma fase meramente descritiva para uma fase interpretativa e crítica. “A educação comparada é um campo da educação que tem por objetivo estudar sistemas educativos comparando-os em suas semelhanças e diferenças”, explica.

Para Junges, participar de um evento como esse é importante, uma vez que ela trabalha diretamente com o Ensino Superior. De acordo coma professora de língua inglesa, atualmente estão sendo realizados estudos comparativos na educação superior e discute-se a transnacionalização dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Isso significa poder iniciar o curso em um país e concluir em outro. Para isso pretende-se adotar um sistema de créditos, e um currículo organizado por competências. “Ainda há um longo caminho a percorrer, mas pelos estudos já desenvolvidos e o contexto atual, é uma tendência inevitável”, afirma.

Ribas e Junges estão cursando doutorado em Educação juntamente com as professoras Josiane Bendlin Gasparoto e Suely Terezinha Martini, que estão cursando doutorado em Administração, na UDE. Elas retornam ao Brasil na sexta-feira, 26. A professora Edna Satiko Eiri Trebien e a professora Maria Genoveva Bordignon Esteves estão desenvolvendo a tese de conclusão do seu doutorado em Educação, também realizado na UDE. Segundo Junges, os brasileiros são maioria nas salas de aula dos cursos de mestrado e doutorado na UDE, tendo colegas vindos da Argentina e também da Colômbia.

Além dos encontros nacionais, há um encontro mundial de Educação Comparada, realizado a cada três anos. O próximo será realizado na Turquia, em 2010.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo