Inicial 9 Notícia 9 Semana de Engenharia Ambiental é realizada

Semana de Engenharia Ambiental é realizada

Durante a semana passada, entre os dias 29 de agosto e dois de setembro foi realizada a Semana de Engenharia Ambiental. Buscando diversificar o evento com o propósito de unirmos a teoria e a prática, foram realizadas quatro palestras, sendo duas na manhã de segunda-feira e duas na manhã de terça-feira, uma mesa redonda com a participação de alunos egressos do curso na quarta-feira, um mini curso na manhã de quinta-feira e uma viagem técnica na sexta-feira.

Segundo a coordenadora do curso, Lisandra Kaminski, um dos objetivos do simpósio é mostrar aos acadêmicos e público em geral as possibilidades de atuação e mercado de trabalho de um engenheiro ambiental, além de focar em temas que estão em ascensão na área e até pouco tempo atrás pelos engenheiros ambientais, como certificação de obras sustentáveis, remediação de áreas contaminadas e gestão ambiental de cemitérios. “O Simpósio tem uma grande importância na formação acadêmica porque promove o conhecimento de áreas diversas com consequente capacitação e despertar de ideias para realização de projetos, aulas práticas, desenvolvimento de pesquisa científica, entre outros. A troca de ideias e realização de contatos com participantes externos e profissionais convidados permite o aumento na rede de contatos, proporcionando a realização de futuras parcerias, estágios e oportunidades profissionais”, comenta Lisandra.

Além das palestras, o mini curso realizado na quinta-feira proporcionou aos acadêmicos uma visão prática sobre a elaboração de planos municipais de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, os quais devem ser elaborados e revisados em todos os municípios brasileiros, deixando clara a necessidade de profissionais para atuarem em tais projetos. Já a viagem técnica realizada na sexta-feira ao aterro de resíduos sólidos industriais da empresa Hera Sul, em Rio Negrinho, permitiu a visualização na prática da preparação e operação de locais para recebimento de resíduos industriais seguindo os critérios da legislação vigente. “Os alunos e público externo comentaram sobre os resultados positivos em participarem do simpósio, com um aproveitamento gigantesco devido à experiência dos profissionais nas áreas em que ministraram palestras ou mini curso”, completa Lisandra.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom