Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos da primeira turma de Odontologia da UNIUV apresentam TCC

Acadêmicos da primeira turma de Odontologia da UNIUV apresentam TCC

O curso de Odontologia do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) abriu sua primeira turma em 2012 e nesses últimos anos, o curso vem se tornando referência no estado do Paraná. Hoje o curso conta com estrutura completa, com a maioria dos professores mestres e doutores, com duas clínicas em funcionamento atendendo mais de 1300 pessoas por mês, e a estrutura deve continuar aumentando nos próximos meses.

Durante as duas últimas semanas, os acadêmicos da primeira turma realizaram a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). A acadêmica Karine Levandovski relembra como é participar da primeira turma de Odontologia. “É maravilhoso. No começo tivemos muitas dificuldades, a carência de todo curso que está iniciando é delicada. Nossa turma foi muito unida em busca de melhorias, e fomos muito bem recebidos pela UNIUV em todas as vezes que buscamos soluções. É gratificante estar formando agora e olhar para trás e ver tudo que conquistamos, ver como o curso evoluiu e está se tornando cada vez mais referência na região. Me sinto extremamente privilegiada por fazer parte desta família que é a UNIUV”, relata.

A acadêmica Luciane Cielusinsky conta como escolheu o curso. “Iniciar odontologia foi um desafio, pois já era formada em  Biologia e depois de cinco anos estava voltando a uma universidade,  encarando novamente os desafios de ser um acadêmico, pois acreditava que precisava aprender mais, ver coisas novas, e entrei nessa brincadeira. Odontologia nunca foi meu sonho de criança, como para muitas pessoas é, quando vi o curso sendo ofertado, pensei está aí uma oportunidade. Iniciei o curso como uma nova aposta de aprender coisas diferentes e hoje com certeza esse curso apaixonante me completa, me faz buscar mais, e não me imagino fazendo outra coisa”, expressa.

Sobre a produção do TCC, a acadêmica Jéssica Dal Bó conta que a ideia do trabalho surgiu ao atender um paciente na clínica da instituição. “O TCC vem sendo desenvolvido a mais de um ano. No meu caso, um paciente veio consultar comigo e o mesmo tem uma patologia que vem aparecendo cada vez mais na odontologia e principalmente, odontopediatria, a hipomineralização molar-incisivo (HMI). A HMI afeta os dentes molares e incisivos permanentes de um indivíduo. Os dentes possuem manchas branco-opacas, amareladas e até acastanhadas, são mais susceptíveis a cárie dentária e fratura, e muito sensíveis, causando sensibilidade demasiada no paciente. Quando diagnosticamos o paciente, veio a ideia de fazer o trabalho. Fizemos uma revisão de literatura sobre o tema e ilustramos com o nosso caso, desde o início até o fim do tratamento”, conta.

As acadêmicas Luciane e Karine produziram o trabalho juntas, a partir do convite da professora do curso, Thays Costa. “Quando estávamos no terceiro ano, fomos convidadas pela professora Thays Costa a realizar este trabalho com ela, o qual aceitamos imediatamente. A partir daí o trabalho aos poucos começou a tomar forma. Até que estava na hora de iniciar o famoso TCC, e então resolvemos “transformar” o trabalho que já havíamos iniciado em nosso trabalho de conclusão de curso, com o tema Avaliação radiográfica para localização do forame mandibular e sua relação com o tipo facial. A experiência foi ótima”, diz Karine.

Jéssica dá um conselho aos acadêmicos dos outros anos de odontologia. “O principal conselho, mesmo sendo clichê, é estudar. Temos muita responsabilidade em nossas mãos, e a odontologia abrange diversas áreas diferentes, por isso, precisamos de um amplo conhecimento para atender nossos pacientes. Tudo é importante na faculdade, cada matéria tem seu valor. Desde a histologia até a clínica integrada, cada uma é papel fundamental na nossa formação. Não subestimem tudo o que precisamos aprender, é tudo necessário, mesmo que às vezes pareça que é algo inútil. Tem odontologia para todo mundo, se você tiver amor, ética, respeito, conhecimento e técnica (mesmo que seja um pouco de cada), você vai longe”, expõe.

Para a professora Raisa Hintz, é uma honra e grande satisfação participar da formação da primeira turma de odontologia. “Estar com a turma desde o início de sua formação e hoje vendo a qualidade de profissionais que estamos formando, nos dá a sensação de dever cumprido. Formar a primeira turma é apenas o primeiro passo que damos buscando a excelência e qualidade para o curso, tornando a Odontologia da UNIUV referência regional e continuaremos trabalhando e buscando melhorias para o curso”, exalta.

Raisa finaliza deixando conselhos aos alunos dos outros anos do curso. “Busquem seu melhor dentro do curso, sejam ativos, participem de eventos que lhes forem oferecidos. Trazemos sempre as novidades e o que há de melhor na odontologia para nossos alunos, são muitas vezes oportunidades únicas e que temos certeza que irão dar aos alunos maior bagagem de conhecimento. A dedicação é imprescindível para o sucesso. Temos um time de professores qualificados e extremamente competentes que estão à disposição para a formação completa dos acadêmicos de Odontologia”, conclui.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom