Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIUV desenvolvem brinquedoteca para colégio de Porto União

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), que fazem parte do projeto O Espaço é Seu, integrado ao Escritório Modelo do curso, apresentaram na tarde de ontem (27) a Brinquedoteca do Colégio Santos Anjos, projetada com o objetivo de envolver aprendizado por meio da diversão.

O projeto foi desenvolvido pela professora Bruna Polsin, acadêmicas Leticia Biazus, Manoeli Santos, Cátia Sanson e Fernanda Strobino. A execução será realizada pelo coordendador do curso Edwin Meyer e pelo acadêmico Roberto Gempka. Os espaços recriados foram palco de teatro de fantoches e circo, fazendinha, quitandinha, cozinha, uma floresta com passarela e piscina de bolinhas que ajuda no desenvolvimento motor das crianças e espaço para desenho estimulando o desenvolvimento da criatividade. A maioria dos materiais da brinquedoteca serão reutilizados da sala que o colégio já possui.

O reitor Alysson Frantz, comenta que para o desenvolvimento do projeto os alunos realizaram pesquisas para criar o espaço. “No projeto fica bem claro pelos espaços que eles criaram o aprendizado que os alunos do colégio irão adquirir no desenvolvimento de cada atividade. A parte de coordenação motora, de espaço para leitura, conforto para assistir televisão, a pintura, a questão organizacional de uma casa, com a fazendinha de onde vem os alimentos, a quitandinha trabalhando com a venda, quantidade, volumes, formas tudo isso de uma maneira lúdica, culminando no mexer com a imaginação das crianças com o teatro de fantoches e o palco de circo que acaba proporcionando o desenvolvimento de várias atividades que eles fazem em sala de aula, foram estudados pelos acadêmicos”, expressa.

A coordenadora pedagógica de educação infantil, Gisele Hey, relata que já havia uma brinquedoteca no colégio, com os mesmos ambientes, mas adaptados como as professoras achavam adequado. “Com o nosso espaço conseguimos usá-lo para gerar aprendizado, mas quando eu vi o projeto 24h de arquitetura da UNIUV, pensei em convidar o curso para melhorá-lo. Realmente queremos que a criança aprenda de forma agradável, até quando os pais vêm conhecer a escola eu procuro explicar que sempre pensamos em criar mais espaços internos que externos, porque o clima da cidade não é favorável ao longo do ano. Assim, estamos muito felizes com o resultado do projeto criado pelos acadêmicos da UNIUV para o colégio, e vemos isso também como uma oportunidade dos alunos complementarem sua formação e quem sabe atuar nesse nicho de mercado”, conclui.

Para Frantz, a criação do espaço contribui muito para a formação dos acadêmicos envolvidos. “Talvez em sala de aula eles não tenham discutido o que estão desenvolvendo nesse projeto, o que garante um passo a frente nas suas profissões. Por isso eu e o Lúcio procuramos levar cada vez mais a universidade para a comunidade, para que a formação dos futuros profissionais do mercado seja mais completa”, finaliza.

Segundo Meyer, a brinquedoteca é um projeto piloto que será levado para outras instituições de ensino. “O convite para desenvolvermos a brinquedoteca do Santos Anjos veio por meio da reitoria da UNIUV. A ideia agora é ofertar o projeto para outras escolas das nossas cidades, entre públicas e particulares”, relata.

Após a aprovação do projeto, os acadêmicos passarão a construir os espaços e o prazo de entrega da brinquedoteca será para o início do ano letivo de 2017 do colégio Santos Anjos.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom