Inicial 9 Notícia 9 XIII EnAProC reúne pesquisadores do ensino médio, técnico e graduação

XIII EnAProC reúne pesquisadores do ensino médio, técnico e graduação

O XIII Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC) do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), aconteceu entre os dias 9 a 11 de novembro em União da Vitória e São Mateus do Sul e contou com a participação de estudantes e professes da graduação, pós-graduação, ensino médio e cursos técnicos de nossas cidades.

O EnAProC tem como objetivos divulgar a produção científica da comunidade acadêmica, incentivar e estimular a prática da pesquisa científica e tecnológica e proporcionar a aplicabilidade dos conhecimentos formais nos meios produtivos.

No primeiro dia de evento, a palestra de abertura em União da Vitória, teve como tema Ética na Pesquisa com a Dra. Leomar Albini, que possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela UFPR. Em São Mateus do Sul, o tema foi abordado pelo Dr. Samon Noyama, graduado em Publicidade e Propaganda pela UNESA, graduado em Filosofia pela UFRJ, mestre em Filosofia, na área de Estética e Filosofia da Arte, na UFOP e doutor em Filosofia pela UFRJ. Segundo Julliana Biscaia, presidente da comissão organizadora do evento, Leomar trouxe um pouco de sua experiência com pesquisa com seres humanos. “O enfoque inicial dela foi em relação à ética na pesquisa com seres humanos e também abordou sobre plágio. Ela explicou e deu exemplos de pessoas que estavam quase no final de suas carreiras e por plágio perderam toda a sua credibilidade”, relata.

Na 13ª edição, o evento contou com a participação de alunos e professores dos colégios e cursos técnicos das nossas cidades. Para a comissão organizadora do evento, é extremamente importante fomentar a pesquisa desde cedo e preparar os alunos para pensar em suas áreas de conhecimento, procurando despertar o pesquisador que há dentro de cada aluno. “Os alunos dos colégios se sentiram muito valorizados no evento, que não separou os trabalhos na modalidade painéis entre graduação e ensino médio, os trabalhos foram apresentados em conjunto no piso superior da biblioteca. Os alunos do médio estavam um tanto quanto nervosos em relação à apresentação, por estarem participando a primeira vez de um evento científico em uma universidade, mas seus professores viram a participação deles no EnAProC como algo extremamente importante no currículo acadêmico”, conta Julliana.

Nessa edição, foram 132 trabalhos aprovados, em dois formatos, comunicação oral e painéis, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Os trabalhos foram apresentados no dia 10 em União da Vitória e dia 11 em São Mateus do Sul.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom