Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Projetos de implantação de aterros sanitários são produzidos por acadêmicos de Engenharia Ambiental

Projetos de implantação de aterros sanitários são produzidos por acadêmicos de Engenharia Ambiental

Na manhã de ontem (21), os acadêmicos do oitavo semestre de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), organizados em equipes, apresentaram projetos de implantação de aterros sanitários para municípios fictícios.


Segundo a coordenadora do curso, Lisandra Kaminski, os acadêmicos dimensionaram e descreveram todos os aspectos ambientais e operacionais necessários em aterros sanitários, conforme as normas e legislações aplicáveis e de acordo com os métodos de engenharia mais utilizados nessas unidades. “Complementando o projeto escrito, os acadêmicos elaboraram maquetes para representar as unidades propostas, demonstrando os sistemas de proteção ambiental adotados. A atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ministrada por mim”, conta.


 


Visita Técnica


No dia 18, os acadêmicos realizaram uma visita técnica na Central de Tratamento de Resíduos da empresa Ecovale, em União da Vitória.


O objetivo da visita foi conhecer os procedimentos técnicos adotados no projeto e operação do aterro de resíduos industriais Classe II e no tratamento do líquido percolado gerado a partir da decomposição dos resíduos aterrados. Os acadêmicos também puderam acompanhar a implantação de um projeto piloto de compostagem de resíduos vegetais e lodo e a operação de um picador de galhos de árvores para utilização como cavaco.


A visita complementou os conteúdos das disciplinas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Tratamento de Efluentes. Os acadêmicos foram acompanhados pelas professoras Lisandra e Mayara Gauer e recepcionados pelos Engenheiros Ambientais Guilherme e Felipe, egressos da UNIUV, que atuam na empresa Ecovale.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo