Inicial 9 Notícia 9 Primeira semana de aula na UNIUV é marcada por recepção aos calouros

Primeira semana de aula na UNIUV é marcada por recepção aos calouros

A primeira semana de aula no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) foi marcada por uma calorosa recepção aos alunos, sejam eles calouros ou veteranos. A instituição organizou, por meio do Diretório Acadêmico Trinta de Abril (DATA), uma confraternização na ladeira. Os cursos também recepcionaram seus novos alunos das mais diferentes formas.

Os cursos de engenharia fizeram um bate-papo para explicar detalhes dos cursos, seguido de uma visita dos calouros pela UNIUV para conhecer a estrutura da instituição. Os cursos de Comunicação Social recepcionaram os novos acadêmicos com apresentação do corpo docente e por uma dinâmica de adoção de calouros por parte dos veteranos, buscando a integração entre os estudantes. O curso de Educação Física realizou uma aula inaugural com o tema Jiu-jitsu e defesa pessoal. Já os cursos de Odontologia e Secretariado Executivo utilizaram a sala de eventos para reunir os alunos em uma aula inaugural. Durante a semana, os acadêmicos de Secretariado Executivo também participaram de um curso de exceção e reciclagem em língua estrangeira, projeto que acontece a oito anos, sempre no início de cada semestre. O curso de Arquitetura e Urbanismo optou por uma recepção diferenciada, em que os alunos puderam revitalizar as salas de aula durante a semana.

O Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) também deu início a seu ano letivo com uma recepção aos novos estudantes. O diretor do colégio, Paulo Perotti, relata que a receptividade por parte dos alunos foi boa, e que a expectativa para este ano são as melhores possíveis, seja para atividades realizadas dentro da sala de aula, ou pelos eventos que acontecerão durante o ano, buscando a integração entre o colégio e a comunidade. “Estamos com a programação toda montada no calendário. Serão realizados eventos como a páscoa solidária, que incentiva a realização de boas ações por parte dos estudantes. Também iremos comemorar o dia das mães, a festa junina em conjunto com a UNIUV, o dia dos pais e dia do estudante. Nós estamos com uma expectativa muito positiva para esse ano”, comenta.

Para o vice-reitor da UNIUV, Lúcio Kürten dos Passos, a chegada dos novos alunos todos os anos é um fator de motivação para professores e funcionários. “Eu acho que esse gás que eles trazem para a instituição é sempre muito bom porque motiva mais o trabalho dos professores, o trabalho de todos os setores. Foi uma semana bastante divertida em termos de convivência, mas vale lembrar que estamos em uma universidade, e que aqui se prima pela formação profissional e também pela formação de um cidadão com caráter e moral. A expectativa para esse ano é muito boa, temos muitas novidades para 2017, além dos eventos que nós já temos marcados, estamos firmando novas parcerias que vão, sem dúvida, aumentar o nível da nossa instituição”, aponta.

Semana Pedagógica

Antes do início das aulas, a UNIUV realizou sua semana pedagógica, entre os dias 1º e 7. Este foi um momento para proporcionar aos professores a atualização em temas relevantes para o trabalho docente. Durante este período, os professores também tiveram a oportunidade de planejar o semestre junto com o colegiado em que atuam.

A Semana Pedagógica é organizada pela pró-reitora de ensino, Vivian Guimarães e pela diretora acadêmica, Claudia Cuzma, e acontece antes de cada semestre letivo. “Sempre temos um tema central que norteia todos os trabalhos daquela semana. Nessa semana pedagógica, o tema central foi Avaliação, então foi realizada uma palestra e em um segundo momento os professores tiveram a oportunidade de realizar uma oficina sobre esse mesmo tema, colocando em prática e discutindo com propriedade o tema abordado na palestra”, explica Claudia.

Para Claudia, a atualização profissional constante reflete na implantação, em sala de aula, de novas metodologias, novos conceitos e maior motivação para ministrar aulas diferentes e dinâmicas, o que beneficia os acadêmicos. “Além das atividades da semana pedagógica, a UNIUV também tem um programa de capacitação continuada em que, a cada semestre, são desenvolvidas duas capacitações relacionadas ao trabalho docente”, comenta.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom