Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Sexta edição do Projeto Rio Limpo acontece em maio

Sexta edição do Projeto Rio Limpo acontece em maio

O Rio Limpo, evento que já é tradição no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) e que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Rio Iguaçu, além de promover a conscientização da população sobre a importância de não poluir, retorna neste ano para sua sexta edição, que será realizada no dia 6 de maio, no Clube Náutico Hobi.


A ideia da realização do projeto surgiu durante as aulas do curso de Engenharia Ambiental, em 2012, em uma discussão sobre os problemas ambientais da região e como o curso poderia colaborar de forma a trazer benefícios para o meio ambiente e também atuar na educação ambiental junto à comunidade. Para Lisandra Kaminski, coordenadora do curso e organizadora do Rio Limpo, a melhoria da qualidade ambiental do rio é benéfica para a população que utiliza a água nas suas atividades diárias em casa, no trabalho e na agricultura. “O evento também permite que a comunidade visitante observe a retirada de lixo do rio e, com isso, reflita sobre suas ações que impactam no meio ambiente, como destinação inadequada dos resíduos que produz, desperdício de água e energia elétrica e consumo excessivo. Também, as ações de educação ambiental, realizadas principalmente para o público infantil no local do evento contribuem para o aprendizado das crianças com relação aos cuidados com o meio ambiente, formando cidadãos com maior responsabilidade ambiental. Ainda, nesta edição, haverá no local um ponto de coleta em quantidades limitadas de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado, oportunizando a destinação ambientalmente adequada destes resíduos que não são recolhidos na coleta pública”, explica.


Segundo Lisandra, o total de resíduos retirados do rio nas edições anteriores ultrapassa a marca de sete toneladas. Para ela, isso é uma demonstração da contribuição do projeto para a melhoria da qualidade ambiental do rio e, consequentemente, da saúde e bem-estar da população. “Houve uma evolução significativa do evento da primeira até a quinta edição, com aumento no número de embarcações e voluntários atuantes, ações oferecidas para a comunidade e visitantes. Noto que o evento vem se consolidando na nossa região como um dia de conscientização ambiental, com cada vez mais interessados em ajudar e participar de alguma forma, demonstrando que a comunidade está evoluindo na preocupação com o meio ambiente”, comenta.


Quanto as expectativas para a edição deste ano, Lisandra espera um número de participantes maior do que nas edições anteriores, tanto de voluntários quanto de visitantes. “O local a ser percorrido pelas embarcações e voluntários é a mesma do ano anterior, entretanto não há expectativas com relação à quantidade a ser recolhida. Espero que a quantidade diminua, demonstrando que a população vem destinando os resíduos de maneira adequada e que temos atingido o objetivo de conscientizar a população com as ações desenvolvidas desde 2012”, aponta.


Os interessados podem participar como voluntários ou como visitantes. Os voluntários são aqueles que se inscrevem previamente para auxiliar nas ações de retirada de lixo ou nas atividades oferecidas para a comunidade visitante. Há a possibilidade, ainda na categoria de voluntários, de proprietários de embarcações inscreverem-se e aos seus barcos para transportar as pessoas que farão o recolhimento dos resíduos no rio. Os visitantes são aqueles que comparecem no local, no dia do evento, para visualizar e acompanhar a retirada de lixo pelos voluntários ou para participarem de alguma atividade ofertada no local. “Participando como voluntário, as pessoas conseguirão realmente contribuir com o meio ambiente. A mudança de atitudes das pessoas para com o meio ambiente reflete em melhorias na vida de todos. Como visitantes, as pessoas poderão observar a retirada de lixo pelos voluntários e, com isso, perceber o nível de impacto que estamos causando no rio, além de poder participar das atividades realizadas no local”, ilustra.


Os interessados em participar como voluntários ou proprietários de embarcações podem inscrever-se com a coordenação do curso de Engenharia Ambiental com as professoras Lisandra ou Mayara Ananda Gauer pelos e-mails prof.lisandra@uniuv.edu.br ou prof.mayara@uniuv.edu.br ou pelo telefone da UNIUV (42) 3522-1837. Os visitantes podem dirigir-se ao local do evento a partir das 11h. A entrada é gratuita.


As atrações confirmadas para o evento são: passeio de barco pelo Rio Iguaçu promovido pelo Parque Histórico Iguassu, no valor de R$ 15,00 por pessoa; aferição de pressão arterial e glicemia; troca de um litro de óleo de cozinha usado por um sabão caseiro; exposições de entidades e empresas; feira de adoção de cães; distribuição de mudas de árvores nativas; Rock in Rio Limpo – shows com bandas da região; venda de pasteis, lanches e bebidas; ponto de coleta de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e lixo eletrônico.


Também serão realizadas atividades específicas para as crianças, como oficina de brinquedos com materiais recicláveis; pintura de desenhos; orientações sobre escovação bucal com entrega de kits odontológicos; brinquedos infláveis; pintura de rostos; brincadeiras e gincanas esportivas


O Rio Limpo é uma realização da UNIUV e do curso de Engenharia Ambiental, com parceria do Grupo Hobi e do Clube Náutico Hobi, com apoio da Ecovale, Delima soluções em transportes, Grupo Ravanello, Quinto Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, Hotel 10, Copel, Pormade, Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu, Sesi, Senai, Instituto Ambiental do Paraná, Ibama, Coopertrage, Rotary, Lions e Prefeitura Municipal de União da Vitória.


 


 


 

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo