Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Sexta edição do Projeto Rio Limpo é realizada

Sexta edição do Projeto Rio Limpo é realizada

Aconteceu no sábado, 6, a sexta edição do Projeto Rio Limpo. O evento, organizado pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), tem como por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Rio Iguaçu, além de promover a conscientização da população sobre a importância de não poluir. Durante o dia, também foram realizadas atividades voltadas ao público infantil, passeios de barco, aferição de pressão arterial e glicemia, exposições de entidades e empresas, feira de adoção de cães, distribuição de mudas de árvores nativas e apresentações de bandas da região, entre várias outras atividades.


Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e organizadora do evento, Lisandra Kaminski, a edição desse ano se destaca com relação as anteriores, pois contou com maior número de voluntários e mais visitantes. “Percebo que o evento vem se consolidando na região. As pessoas já esperam ele acontecer para inscreverem-se como voluntários, destinar os resíduos nos pontos de coleta ofertado, ou aproveitar as atrações no local. Também, vejo que esta edição foi a maior de todas em estrutura e a melhor em termos de organização”, comenta.


Neste ano, foram recolhidas 2,4 toneladas de resíduos, quantidade que superou a marca recorde de 1,7 toneladas, registrada em 2015. Segundo Lisandra, essa maior quantidade pode ser explicada por vários fatores, entre eles o baixo nível do rio e a falta de conscientização da população. “O baixo nível do rio possibilita que os resíduos descartados próximos às margens permaneçam por mais tempo nestes locais, visto a falta de correnteza da água. Ainda, o baixo nível possibilita um acesso maior dos voluntários às margens, facilitando as buscas pelos materiais. Não podemos descartar o fator de falta de conscientização das pessoas no momento do descarte. Ainda vemos muitas pessoas não procurarem informação de como descartar alguns resíduos e, na falta dela, procuram locais inadequados”, explica.


Para o reitor da UNIUV, Alysson Frantz, eventos como esse, que surgem a partir da colaboração entre alunos e professores, são importantes, pois proporcionam um acúmulo de experiências aos alunos, além de ser uma oportunidade para interagir com a comunidade. “O evento teve grande participação da comunidade, seja visitando, conhecendo ou participando dos projetos, desde uma simples brincadeira desenvolvida pelos acadêmicos de Educação Física até as orientações de escovação dos alunos de Odontologia. O projeto Rio Limpo tem o seu valor por isso, por apresentar os nossos valores, demonstrar o que os acadêmicos fazem dentro da instituição. É um compromisso para com a sociedade, proporcionando desde a limpeza do rio até as mais diferentes formas de integração dos cursos para com a comunidade”, aponta.


A acadêmica de Engenharia Ambiental, Ana Carla Rosgoski, diz que para os acadêmicos o evento é uma oportunidade de priorizar a conscientização ambiental da população, mostrando o quão importante são as ações desenvolvidas pelo curso. “É um evento que mobiliza a comunidade sobre os problemas ambientais. A cada edição o projeto vem trazendo novidades, e o público atingido cresce cada vez mais”, relata.


Já a caloura de Publicidade e Propaganda, Victória Almeida, participou pela primeira vez do evento neste ano, e comenta que se surpreendeu por conta da grandiosidade e da boa organização do mesmo. Victória também diz gostar da preocupação da faculdade em proporcionar atividades extraclasse. “Acho que a imersão quando você participa de coisas assim é incrível e só te agrega várias coisas positivas e experiências novas que você só conseguiria participando mesmo”, declara.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo