Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Turismo e Educação Física da Uniuv promovem passeio ciclístico cultural

Os cursos de Educação Física e Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) estão promovendo o 1º Passeio Ciclístico Cultural das Cidades Gêmeas, no domingo, 24. De acordo com um dos organizadores, professor Waldir Aliot Júnior, o evento tem como objetivo de integrar os acadêmicos à comunidade, proporcionando um evento saudável em que se possa praticar atividade física em família e conhecer a história de União da Vitória e Porto União, conhecidas como Cidades Gêmeas.

A saída será às 14h30, em frente à Uniuv, depois da concentração com exercícios de alongamento para evitar lesões. A chegada está prevista para as 16h30, na Praça Hercílio Luz, em Porto União. Qualquer pessoa que saiba pedalar e tenha uma bicicleta pode participar do passeio ciclístico.

A realização de mobilizações populares por meio de passeios ciclísticos históricos, ecológicos, culturais, solidários, esportivos ou apenas por divertimento é comum do Sul ao Norte do País. No passeio proposto pelos cursos de Educação Física e de Turismo da Uniuv, pretende-se juntar a prática de uma atividade física ao ar livre com um passeio turístico que envolve a história e a cultura das Cidades Gêmeas.

De acordo com a coordenadora do curso de Turismo, professora Marivanda Bortoloso Pigatto, no dia do passeio, os acadêmicos de Turismo estarão em cada ponto turístico visitado pelos ciclistas contando um pouco da história do lugar. “O Turismo Cultural tem a possibilidade de motivar a comunidade para a preservação de seu patrimônio, por meio da valorização, e de prover sua sustentabilidade econômica, por meio da visitação”, afirma.

De acordo com Aliot, esse evento faz parte das disciplinas Esportes de Aventura e Aprofundamentos em Educação Física. “Os acadêmicos fizeram o projeto do evento e estão pondo em prática o que estão aprendendo nessas disciplinas”, explica.

Segundo Ribeiro, haverá escolta policial e uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Porto União, à disposição dos participantes, se alguém necessitar. Segundo Pigatto, os estudantes do quarto ano de Turismo estarão vendendo lanches na Praça Hercílio Luz, onde será finalizado o passeio.

Confira o trajeto do passeio:

Uniuv (saída)

Estádio Ferroviário

Antiga Casa do Ferro (prédio onde, atualmente, funciona a Farmácia Trajano)

Museu Salustiano Costa Junior

Passagem do Vau

Ponte Férrea Machado da Costa (marco divisório entre os Estados do Paraná e Santa Catarina)

Catedral Sagrado Coração de Jesus

Antiga Prefeitura de União da Vitória

Colégio Serapião

Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafi)

Praça Alvir Riesenberg