Notícias

Inicial 9 Notícia 9 TCC de egressa de Engenharia Ambiental é eleito segundo melhor do Paraná

TCC de egressa de Engenharia Ambiental é eleito segundo melhor do Paraná

A acadêmica egressa do curso de Engenharia Ambiental, Thauany Farias, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) eleito como o segundo melhor do Paraná na categoria Engenharia Civil. A escolha foi feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) –PR. O trabalho “Proposta de implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o Centro Universitário de União da Vitória- UNIUV” foi orientado pela professora Lisandra Kaminski, no ano de 2016, e teve como objetivo principal propor melhorias na gestão de resíduos sólidos gerados na UNIUV, visando benefícios ambientais, sociais e econômicos e atendendo as premissas do desenvolvimento sustentável e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mais de 100 projetos foram inscritos, em diferentes modalidades.


Segundo Thauany, a ideia do projeto surgiu enquanto estagiava no Centro Tecnológico da instituição e percebeu que a gestão de resíduos gerados poderia ser melhorada. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizado um diagnóstico da geração, acondicionamento e destinação de todos os resíduos produzidos na UNIUV e, a partir disso, foram propostas medidas em cada etapa, principalmente relacionadas à melhor separação dos resíduos nos pontos geradores e maior aproveitamento por meio da reciclagem e reutilização, bem como melhor separação e adequada destinação dos resíduos perigosos. As ações estratégicas incluem implantação de lixeiras seletivas em pontos estratégicos, realização de campanhas de conscientização junto à comunidade acadêmica para redução na produção de resíduos e melhor separação e organização dos locais de acondicionamento interno e externo de resíduos.


O TCC da acadêmica foi exposto, na forma de banner, no 24º Fórum de Docentes do CREA-PR, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Pato Branco, e também será exposto no Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) que acontecerá no mês de novembro, no município de Foz do Iguaçu. Ainda, os três melhores TCCs foram publicados em forma de artigo, na edição especial da Revista Técnico-Científica do CREA-PR


Segundo Lisandra, a escolha do projeto como segundo melhor do estado reflete o resultado do empenho dos professores e da instituição na busca da qualidade de ensino. “Estamos muito felizes em constatarmos que estamos formando profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho. Esta classificação é muito merecida, pois a Thauany não poupou esforços e dedicação na elaboração do trabalho. Acredito que este reconhecimento irá motivar ainda mais nossos acadêmicos a superarem cada vez mais as suas dificuldades e buscarem, também, este prêmio”, declara.


Para Thauany o desenvolvimento do TCC permitiu o contato com a profissão, proporcionando crescimento acadêmico e experiência profissional. “Ficar entre os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso do estado me proporcionou a sensação de gratidão por ter sido reconhecida pelo meu esforço e dedicação. E a frase que define essa sensação é sempre ter metas na vida, e nunca desistir até conquistá-las, pois o que não te desafia não te faz mudar”, comenta.


 

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo