Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Motivação e liderança

ARTIGO – Motivação e liderança

 

Doutor em Antropologia, na Austrália e Pós-Doutor em Macroeconomia, em Londres, o Prof. Luiz Almeida Marins Filho vem-se dedicando ao estudo das empresas e desenvolvendo a Antropologia Empresarial.

Presta consultoria a inúmeras empresas nacionais e estrangeiras, em planejamento, marketing, e, principalmente, na adequação dos processos estratégicos e táticos de empresas em situações de mudança de ambiente de negócios, competitividade, qualidade e produtividade.

Realiza palestras no Brasil e no exterior, desenvolvendo os aspectos de motivação e liderança, no homem contemporâneo. É autor de mais de 14 livros e fitas de vídeo, sobre temas empresariais. Apresenta programa na Rede Vida de Televisão sobre a vida nas empresas, aos domingos, às 19 horas, oferecendo dicas realmente valiosas a quem quer se aperfeiçoar e respondendo perguntas dos telespectadores.

A gestão empresarial é, hoje, muito estudada, e Dr. Marins é um palestrante premiado como um dos Melhores. É muito respeitado pelos empresários que querem ser bem sucedidos, e pedem sua consultoria.

Alguns dirão: Mas sobre motivação e liderança já sei tudo. A resposta poderia ser uma pergunta: Será? Será que sabe? Que pratica? Pois cultivar a motivação pessoal e a liderança é trabalho para a vida toda. Sempre haverá o que aperfeiçoar, porque as mudanças contínuas do mundo atual exigem alterações profundas de mentalidade, e, embora os termos permaneçam, seu conteúdo semântico, isto é, seu sentido, altera-se.

Assim, ser líder, há algum tempo, era saber mandar bem, com autoridade e poder. Hoje, até as palavras autoridade e poder comportam novos significados. Ter autoridade é ser respeitado pelo que se é e não pelo cargo ou amplitude de mando. E poder todos precisam adquirir, pelo desenvolvimento de seus talentos, pelo engajamento social, pela capacidade de auto-realização.

E o líder hoje? Que atitudes o descrevem?

É um ser humano competente, solidário e amistoso, que gosta de trabalhar em equipe, motivando a todos com seu modo de ser, alcançado por gostar do que faz e saber reunir forças em uma direção. Jack Welch afirma que “antes de ser líder, o sucesso se limita ao próprio crescimento”. E quando a pessoa se torna líder, o “sucesso depende do crescimento dos outros”.

Na prática, em qualquer instituição ou empresa há desafios a curto e a longo prazo, a serem enfrentados por lideranças as mais diversas.

As Instituições de Ensino Superior, nos mais diversos cursos, têm primado pela formação do perfil de seus profissionais: que conheçam sua missão, as qualidades esperadas pelos clientes, as técnicas de trabalho em equipe, as formas de comunicação mais produtivas, o cultivo de valores e motivação (autonomia e iniciativa).

A pessoa motivada entusiasma seus liderados, sua paixão por vencer acaba por tomar conta da empresa ou setor. E, se todos se unirem, nesse mesmo espírito, algo de bom há de acontecer.

O Prof. Marins lançou, em 2007, seu novo livro, “Desmistificando a Motivação – no trabalho e na vida”. Diz ele que motivar é oferecer motivos para uma pessoa trabalhar, para se comprometer, para querer vencer e aprender.

Como a pessoa é que se motiva, o que a empresa pode fazer é criar condições necessárias à motivação, um clima organizacional propício para a adesão às metas propostas.

Todo colaborador espera alguma forma de reconhecimento e incentivo. Prof. Marins tem experiência no ramo, já acompanhou empresas pequenas e grandes, da crise ao sucesso, e pode colaborar com a comunidade porto-união-vitoriense e regional, com seu testemunho.

Em todo caso, só quem tiver vontade e perseverança há de entender e colocar em prática a difícil arte de liderar, como gestor competente e agente de mudança.

Serviço:

Palestra com o Prof. Luiz Almeida Marins Filho – Os desafios da liderança

Local: Cine Teatro Luz

Data: 15 de setembro

Horário: 19h30

Mais informações: (42) 3522 1837

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº. 2.008, e na edição on-line nº. 508 do Jornal Caiçara, de 15 de agosto de 2008.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo