Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Palestra com Mário Sérgio Cortella é realizada

Palestra com Mário Sérgio Cortella é realizada

Para comemorar os 43 anos do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), a instituição recebeu no dia 19 de setembro o palestrante Mário Sérgio Cortella. O evento aconteceu no Cine Teatro Ópera


Cortella é filósofo, escritor, educador e professor universitário com mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – SP. Autor de várias obras publicadas nas áreas de Filosofia e Educação. Também foi apresentador dos programas de televisão “Diálogos Impertinentes” e “Modernidade”, transmitido em rede nacional pela TV PUC. Atualmente, ministra palestras por todo o país, além de escrever regularmente artigos para os principais jornais do Brasil, e participar como âncora, debatedor e comentarista em diversos programas de televisão e rádio.


Durante a oportunidade, Cortella falou sobre educação e gestão do conhecimento. A reflexão girou em torno de três grandes princípios: generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual. “Uma das coisas mais gostosas do tempo que nós estamos vivendo é uma velocidade muito grande das maneiras de fazer, de pensar e de olhar. Por isso uma instituição que se dedica ao ensino precisa estar atualizando para si e para outros o conhecimento, o modo de fazê-lo, a maneira de absorve-lo, de dissemina-lo e distribuí-lo. Por isso uma das questões é entender o lugar que o conhecimento ocupa hoje para nós e, mais do que tudo, a capacidade e a humildade de saber coisas que ainda não sabemos e que podemos saber de outro modo”, comenta.


Cortella também fala sobre a importância de saber usar a tecnologia como ajuda no processo de ensino e aprendizado. “A primeira plataforma de ensino a distância é o livro e hoje há outras, como a internet, como os mobiles. Hoje as mídias são convergentes, elas não se separam, por isso uma sala de aula, uma escola, tem que incorporar as novas tecnologias sem descartar aquilo que já se fazia em outros tempos. Nesse sentido a tecnologia é muito bem-vinda, desde que ela não seja distrativa, isto é, que ela não cumpra a tarefa de fazer com que as pessoas deixem de ter foco, porque se distraem com aquele movimento, assim como um livro também não deve ser distrativo quando essa não é a intenção”, aponta.


Além disso, Cotella explica a função de um filósofo na sociedade atual. Segundo ele, a grande finalidade da filosofia é fazer com que o ser humano tenha uma vida consciente. “A filosofia é aquela que levanta indagações, questiona, debate, impede que a gente tenha uma vida automática, robótica, que seja meramente marcada por uma passagem sem reflexão. Por isso, a tarefa da filosofia é produzir a reflexão. Ela não é algo que move usinas, ela não faz com que aumente a produção agrícola, ela não mexe com aquilo que são as estruturas do corpo e da vida humana, mas a filosofia serve para indagar, para impedir que tenhamos uma vida que seja automática”, explana.   

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo