Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv promove V Semana Acadêmica de Educação Física

Uniuv promove V Semana Acadêmica de Educação Física

 

Proporcionar aos profissionais e acadêmicos de Educação Física de toda região uma visão mais ampla da profissão, possibilitando melhor qualidade nos serviços prestados é o principal objetivo da V Semana Acadêmica de Educação Física da Uniuv (V Saef), promovida pelos cursos de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). O evento ocorre de 29 a 31 de agosto e conta com diversas atividades ligadas à área, buscando envolver profissionais, acadêmicos e comunidade em geral.

Atender as necessidades do mercado de trabalho na atualidade é um dos grandes desafios do profissional de Educação Física. De acordo com o Colegiado do curso, as atividades realizadas durante a V Saef visam contribuir na formação dos profissionais que serão formados pela Uniuv, além de colaborar para a atualização dos conhecimentos dos profissionais da região de União da Vitória e Porto União.

Segundo a professora Simone Aparecida Paludo Ribas, essa semana de atividades é uma oportunidade de atualização para os acadêmicos e profissionais. “Essa é uma forma de proporcionar cursos de extensão aos acadêmicos sem que eles precisem viajar para manterem-se atualizados”, afirma.

O Fórum de Educação Física da Uniuv, que ocorrerá no piso superior da Biblioteca João Dissenha, na sexta-feira, 29, das 19h às 22h, abordará a Educação Física Escolar. O objetivo desse evento é debater e elucidar questões que fazem parte do dia-a-dia do professor de Educação Física, proporcionando aos profissionais e acadêmicos uma visão mais ampla da intervenção nessa profissão.

A Mostra de Dança UniuvDança, que ocorrerá, no Complexo Esportivo da Uniuv, no sábado, 30, às 19h, envolverá crianças em idade escolar, adolescentes e adultos. O evento é coordenado pela professora Simone Ribas, com o objetivo de levar cultura e lazer para a comunidade, além de divulgar a cultura corporal. Segundo Ribas, a Educação Física pode mover barreiras e tornar a vida em sociedade mais agradável, envolvendo, pela dança, várias faixas etárias, níveis sociais e econômicos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

V Mostra de UNIUVDança

Sábado – 30 de agosto – 19h – Complexo Esportivo Uniuv

Categorias: Adulto e Infantil

Modalidades: Livres

Inscrições até 25/8/2006 na Tesouraria da Uniuv – R$ 5 por grupo

Entrada: participantes da V Saef – livre (com crachá)

Público em geral: R$ 3

Ensaios: Complexo Esportivo Uniuv, no dia 30, das 13h às 16h

Cursos

CURSO 1 – Esportes da Natureza – 12h

Professor Waldir Aliot Júnior – graduado em Educação Física, especialista em ciência do movimento humano, proprietário da Academia JD3 Espaço Físico.

O curso aborda desde a origem desse esporte, características, modalidades, equipamentos utilizados, e mercado de trabalho para profissionais interessados em atuar nessa área.

Sexta-feira (29/8), sábado (30/8) e domingo (31/8) – manhã: das 8h às 12h.

CURSO 2 – Dança Escolar – 12 h/a

Professora Giselle Camargo Feldman – graduada em Educação Física, especialista em alfabetização em séries iniciais, foi coordenadora e organizadora do grupo de dança Reverence, em União da Vitória, por seis anos, e coordenadora do grupo de dança Cia. do Corpo, em Cruz Machado, por 12 anos.

O curso tem uma proposta de atividades teóricas e práticas, abordando desde a história da dança, modismos e tendências, dança no ambiente escolar, estímulo da criatividade por meio de uma reflexão sobre o corpo e suas possibilidades, recursos de improvisação e muito mais.

Sexta-feira (29/8), sábado (30/8) e domingo (31/8) – manhã: das 8h às 12h.

CURSO 3 – Workout Fitness – 12 h/a

Professor Waldir Aliot Júnior – graduado em Educação Física, especialista em ciência do movimento humano, proprietário da Academia JD3 Espaço Físico.

O curso propõe trazer as últimas novidades relacionadas a aulas coletivas de fitness alternativo e de ginástica funcional, contribuindo para que o futuro professor aperfeiçoe o seu treinamento, programando aulas seguras, eficazes e motivantes.

Sexta-feira (29/8), sábado (30/8) e domingo (31/8) – tarde: das 13h às 17h.

CURSO 4 – Iniciação Desportiva – 12 h/a

Professor Sérgio Abrahão – mestre em Educação Física, professor na Universidade Federal do Paraná, realiza palestras e pesquisas a partir do referencial das ciências humanas e sociais sobre práticas corporais da Educação Física.

O curso propõe apresentar subsídios teóricos e metodológicos que proporcionem aos professores uma visão ampla sobre as prioridades e desafios atuais da formação de professor na área de Educação Física. Buscar alternativas educacionais para modificara prática pedagógica na escola, por meio de jogos, ginástica e de técnicas de circo novo escolar.

Sexta-feira (29/8), sábado (30/8) e domingo (31/8) – tarde: das 13h às 17h.

III Fórum de Educação Física

Tema: Educação Física Escolar

Local: Piso Superior da Biblioteca João Dissenha da Uniuv

Data: 29 de agosto

Horário: das 19h às 23h

Carga horária: 4 horas

Palestrante: Sérgio Abrahão

SERVIÇO

Inscrições:

Tesouraria da Uniuv e com acadêmicos e professores de Educação Física

Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3.856 – Bairro São Basílio Magno

União da Vitória-PR

Fone: (42) 3522-1837

Mais informações:

(42) 3522-1837 – com Fernanda

Na secretaria da Uniuv

Com a professora Simone Ribas (42) 8813-6643 ou spaludoribas@yahoo.com.br

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo