Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos da UNIUV desenvolvem projeto arquitetônico em São Mateus do Sul

Acadêmicos da UNIUV desenvolvem projeto arquitetônico em São Mateus do Sul

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) desenvolveram um projeto público em São Mateus do Sul com o objetivo de criar espaço para a feira do produtor e eventos culturais, valorizar a cultura da erva mate, arquitetura e o espaço urbano da cidade, qualificar o lazer da população local e da região bem como fomentar o turismo e comércio local.


A ideia surgiu por meio do Conselho do Jovem Empresário de São Mateus do Sul (Conjove), que elaborou a conceituação da Rua do Mate e buscou alunos de Arquitetura e Engenharia interessados em desenvolver o projeto arquitetônico. Assim, a UNIUV deu andamento na produção do projeto urbanístico e arquitetônico por meio de um projeto de extensão orientado pela professora Geruza Vieira.


Segundo Geruza, o projeto urbanístico e arquitetônico está praticamente pronto para ser executado sendo elaborado “Eu gostaria de destacar alguns elementos: a área coberta que propicia a utilização do espaço, que mesmo em caso de chuva não há comprometimento nas atividades do local. Os quiosques que utilizam elementos da arquitetura tradicional polonesa, valorizando a cultura dos imigrantes da cidade. O projeto da fonte de água corrente que remete ao Rio Iguaçu, rio responsável pelo surgimento e desenvolvimento da cidade. Esta fonte tem o objetivo de ser elemento interativo, onde as pessoas possam se refrescar em dias quentes e aproveitar o som da água corrente. O portal de entrada da praça que fica localizado próximo e visível da BR 476, o qual tem objetivo de chamar a atenção de quem trafega para a cidade. Esperamos que o projeto tenha boa aceitação pela população”, comenta.


Para Geruza, há a expectativa de que este projeto traga grandes benefícios para São Mateus do Sul e para região. “Sob o ponto de vista acadêmico, foi um projeto interessante para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, pois puderam se aproximar da elaboração de um projeto de forma integral, proporcionando o contato com a realidade da tramitação e etapas das obras públicas, assim como contato com profissionais da área que orientaram o desenvolvimento do projeto”, relata


Participaram do projeto os acadêmicos Andressa Icker, Bruno Cechinatto, Luiza Baniski, Sabrina Marzczaokoski Borges, Ana Pábula S. Lopes, Michele S. C. de Sousa, Thayná P. Petkowicz.


 


 


 


 

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo