Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Capela São Pedro e São Paulo da Colônia Barreiros

ARTIGO – Capela São Pedro e São Paulo da Colônia Barreiros

Em nossas cidades há alguns bens tombados, devido a sua importância histórico-cultural.

Os imigrantes ucranianos, quando chegaram a União da Vitória, dirigiram-se à Colônia Barreiros, pela antiga estrada de Palmas. Como não havia igrejas, missões eram realizadas à beira das estradas. Cada local da missão era indicado por uma cruz. A Capela São Pedro e São Paulo está situada na Colônia Barreiros, há sete quilômetros do centro de União da Vitória. Sua fundação data de um século atrás. A madeira utilizada na construção era cortada com traçadeira, na Colônia Legru, e trazida pelos residentes da Colônia, nos ombros, devido às condições das estradas da época. Todos trabalhavam em forma de mutirão. Colaboraram na construção da Capela: Max Flech, João Banallk, Tomas Holowka, Paulo Pokiaho, Basílio Komar, Antonio Ladsh, Francisco Paulisch, Matias Balbusa, João Kustin, João Kleiton, Lucas Visak, Felipe Tereska, Gregório Visak, Jacó Lesen, Alexandre Charavara, Basílio Treuk, João Treuk, Miguel Sloboda, Maximo Frizech, Nicolas Schkarok e João Kolokta. O responsável pela construção foi o Miguel Russo.

A Capela situa-se em um terreno elevado, indicada por uma placa com seu nome e o nome da localidade. Pátio arborizado, cercado por madeiras idênticas à da Capela. A Capela foi construída sobre rocha, estrutura de madeira de imbuia, com paredes duplas sem uso de sarrafo, seguindo as características das igrejas ucranianas. De fronte à Capela há uma cruz de madeira de aproximadamente 2,5 metros de altura, com os seguintes dizeres entalhados na transversal, no alfabeto ucraniano: “Deus Conosco.” À esquerda da Capela encontra-se uma estrutura de madeira, que abriga um sino. O interior da Capela é decorado com tradições eslavas, bem como o Altar-Mor e os assentos, de madeira rústica não fogem das características ucranianas. Os desenhos nas paredes foram elaborados por Luciano Kutika, em moldes de madeira, recortados nos formatos desejados. Ilustrada com motivos sacros. O quadro dos padroeiros São Pedro e São Paulo foi doado por João e Paulo Sloboda. Muitas são as histórias e fatos pitorescos que aconteceram naquela época envolvendo a comunidade e a Capela.

A Capela São Pedro e São Paulo foi tombada como Patrimônio Municipal de União da Vitória em 2003, pelo Decreto n° 111/2003. Desde seu tombamento a comunidade aguarda recursos para sua restauração. Pequenos reparos, como a troca de vidros danificados, podem ser realizados pelas pessoas responsáveis pela conservação dela, mas por conversas, sabemos que a comunidade da Colônia Barreiros não realiza esses reparos porque pensa que a lei de tombamento os proíbe. Sabemos, no entanto, que a legislação não permite a modificação do objeto tombado e exige que qualquer obra de restauração seja autorizada pelos órgãos que efetuaram o tombamento.

Patrimônios como essa capela devem ser preservados, mas também devem ser conhecidos e apreciados pela comunidade local, afinal é parte de nossa história. Para tanto, é necessário oportunizar condições de acesso e infra-estrutura adequada, tornando o local possível de ser visitado. Além, é claro, da restauração, de acordo com as características originais do bem.

*Acadêmico do curso de Turismo, do  Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).