Notícia

Alunos de Engenharia Civil participam de curso sobre estruturas de concreto aplicadas

20/03/2018


Alunos do nono semestre de Engenharia Civil do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) e egressos do curso participaram nos sábados, 3 e 10 de março, do curso de Estruturas de Concreto Aplicadas, ministrado pelo professor Bruno Sucharski. O objetivo do curso foi apresentar e reforçar conceitos de análise estrutural e projeto e dimensionamento de estruturas de concreto armado por meio de aplicação pratica em software especifico.

De acordo com Sucharski, o curso consistiu no desenvolvimento de um projeto de estrutura de concreto armado de pequeno porte completo com auxílio de software, ao mesmo tempo em que foram retomados conceitos de concepção e analise estrutural conforme necessidades geradas no desenvolvimento do projeto da estrutura. Também foram revisados e apresentados conceitos normativos e soluções pertinentes ao dimensionamento de estruturas de concreto armado. “Em especial, o curso busca conscientizar os alunos sobre os cuidados na utilização de softwares para desenvolvimento de projetos de estruturas, bem como sobre a importância do conhecimento técnico na manipulação destes”, comenta.

O Sotware utilizado como ferramenta no curso foi o Eberick V10 da empresa AltoQI, cuja licença foi adquirida pela UNIUV em 2017 e vem sendo utilizado também em trabalho de pesquisas dentro do Curso de Engenharia Civil. Este programa é uma das principais ferramentas usadas por Engenheiros Civis e Arquitetos para o projeto de edificações de concreto armado no Brasil.


por: Ivana Caroline Porn - Doing/Agexcom