Inicial 9 Notícia 9 Professora de Comunicação Social finaliza doutorado em São Paulo

Professora de Comunicação Social finaliza doutorado em São Paulo

Angela Maria Farah, professora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) desde 2002, defendeu sua tese de doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) no dia 4 de abril.

Mestre em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Angela agora é Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. O tema abordado em sua pesquisa foi “A criança em situação de rua na imprensa paranaense: a construção social nos deslocamentos semânticos”. A pesquisa foi orientada por Cremilda Medina e feita por meio de consulta de jornais dos anos de 1969 a 2015, disponíveis no acervo da Biblioteca Pública do Paraná.

O Doutorado em Ciências da Comunicação se organiza em três áreas de concentração: Teoria e Pesquisa em Comunicação, Estudos dos Meios e da Produção Midiática e Interfaces Sociais da Comunicação, cada uma delas com linhas de pesquisa específicas.

Angela conta que foram quatro anos para terminar o doutorado. A linha seguida foi a teoria e pesquisa na comunicação. “Meu trabalho foi buscar a mudança semântica da palavra ‘menor’, ‘menor de rua’ e ‘menor de idade’ nos jornais paranaenses”, explica.

A professora pretende se especializar em mais cursos na área e trazer para a sala de aula todo conhecimento adquirido durante a produção da tese, além de desejar fazer publicações sobre a pesquisa.

por: Kamilla Lima – Doing/AgexCom