Inicial 9 Notícia 9 UNIUV REALIZA SÉTIMA EDIÇÃO DO PROJETO RIO LIMPO

UNIUV REALIZA SÉTIMA EDIÇÃO DO PROJETO RIO LIMPO

No sábado (5), foi realizado no Clube Náutico Hobi, a sétima edição do projeto Rio Limpo, organizado pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). O objetivo do evento é realizar a limpeza do rio Iguaçu e promover a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo. Nesta edição foi retirada duas toneladas de lixo do rio, em aproximadamente 4 horas de mutirão.

Durante o evento, havia tendas de aferição de pressão arterial e glicemia, exposições de empresas, feira de adoção de cães, distribuição de mudas de árvores nativas e temperos, sebo de livros, orientação de finanças pessoais, ‘Rock in Rio Limpo’, com diversas apresentações musicais e diversas atividades voltadas ao público infantil, como a tenda de Contação de História, que a acadêmica de Jornalismo, Lucélia Leite, participou. “É importante conscientizar desde criança como devemos cuidar do nosso meio ambiente”.

O professor de Engenharia Ambiental, Rafael Roder Rossoni, que já participou de quatro edições do projeto, conta que a expectativa era de grande participação das famílias, principalmente das crianças, as quais se conscientizam mais que os adultos, sobre as questões ambientais. “Participei da tenda sobre Educação Ambiental, onde foi realizado um jogo educativo sobre destinação correta dos materiais recicláveis. Também ocorreu uma exposição de trabalhos feitos por alunos do quinto semestre de Engenharia Ambiental, com o uso de materiais reaproveitados”. Para Rossoni, o evento ensina que todos devem fazer parte na conservação do rio Iguaçu, que é de toda a cidade de União da Vitória e região.

Houve também coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha, que na hora da doação, a pessoa ganhava um sabão feito à base de azeite, produzido na Uniuv. Foram doados 480 pilhas, 12 baterias, 306 lâmpadas, 35 eletroeletrônicos e cerca de 200 litros de óleo de cozinha usados e mais de 100 litros de óleo de cozinha descartados.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Patrícia Schwartz Gasparoto, o evento foi de extrema importância por se tratar de algo que é consumido todos os dias pela comunidade e superou as expectativas que a instituição tinha em relação ao evento. “Foi lindo ver o pessoal participando, as crianças brincando e a comunidade fazendo algo diferente no sábado, interagindo nos projetos das tendas”, comenta.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e organizadora do evento, Lisandra Kaminski, conta que o Projeto Rio Limpo é algo beneficente para a região. “A comunidade só tem a ganhar. A atuação dos voluntários promove a melhoria da qualidade ambiental do Rio Iguaçu, promovendo um ambiente mais limpo e seguro para todos”. Além disso, Lisandra espera que as ações contribuam com a conscientização ambiental da comunidade envolvida, seja como participante voluntário, visitante, ou que tem acesso às notícias sobre o evento.

por: Kamilla Lima – Doing/AgexCom