Inicial 9 Notícia 9 Reitor da Uniuv recebe título de Cidadão Benemérito de União da Vitória

Reitor da Uniuv recebe título de Cidadão Benemérito de União da Vitória

Durante a solenidade de entrega do título de Cidadão Benemérito e de Cidadão Honorário de União da Vitória, realizada no Cine Teatro Luz, na noite de quinta-feira, 27, era possível perceber nos olhos dos homenageados o brilho das recordações e sentir nas suas palavras o calor da gratidão. O Reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Jairo Vicente Clivatti, foi o homenageado com o título de benemerência, pelo reconhecimento de seu trabalho, ao longo dos anos, como advogado e gestor dessa instituição municipal de ensino superior. O outro homenageado, com o título de Cidadão Honorário, foi o advogado gaúcho João Darcy Ruggeri, presidente da Academia de Cultura de Curitiba (Accur), por sua trajetória de vida e realizações pela cultura do Município.

Ao repassar a história da Uniuv, o reitor agradeceu a seus colegas de trabalho, que ocupavam a maior parte dos lugares da platéia, compartilhando com eles a homenagem recebida. Em seu discurso, não foi difícil perceber como a história da Instituição se entrelaça com sua história pessoal e profissional. “Não posso deixar de dividir essa homenagem com todos os professores e funcionários da Uniuv. Este título também é de vocês que diariamente estão lá, batalhando para que possamos nos tornar uma referência no ensino superior em toda a região”, disse o reitor.

Emocionado, Clivatti agradeceu o apoio de seus familiares nessa difícil missão de conduzir uma instituição de ensino em meio a tantas turbulências políticas e econômicas. “Não posso deixar de agradecer o apoio incondicional da minha família que soube entender a minha ausência. Meus pais, meus irmãos e em especial à minha esposa, Rosana, que se tem dedicado muito aos nossos filhos e me dado todo apoio. Muito obrigado”, finalizou, aplaudido de pé.

A cerimônia prosseguiu com as homenagens a João Darcy Ruggeri, que fez um breve relato histórico da fundação da Rádio Colméia, de Porto União, na qual exerceu papel fundamental como fundador e até mesmo como locutor. Ruggeri foi um ativista cultural das Gêmeas do Iguaçu; na época em que o rádio era a grande atração, promoveu transmissões de futebol diretamente do Rio de Janeiro e trouxe para a região shows com artistas nacionais.

Em seu discurso, o Prefeito Hussein Bakri enalteceu a importância social da Uniuv para o desenvolvimento de União da Vitória, lembrando o processo de transformação de faculdade para centro universitário. “Ao todo foram 22 viagens a Curitiba para que conseguíssemos, finalmente, junto ao Conselho Estadual de Educação, o parecer favorável para a transformação”, relembrou. O Prefeito, que é presidente da Fundação Municipal mantenedora da Uniuv afirmou ainda que esse foi o primeiro passo rumo à Universidade e que os trabalhos continuam para que isso aconteça.

A interpretação do hino de União da Vitória, pela funcionária da Prefeitura Janete Aparecida Alves Adami, foi um espetáculo à parte no encerramento da solenidade, e emocionou os apreciadores de música. Em seguida, os homenageados receberam seus familiares e amigos em um coquetel, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Porto União.

Foto: Lucio Passos