Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas das cidades gêmeas organizam festa julina para a comunidade

Rondonistas das cidades gêmeas organizam festa julina para a comunidade

Os Rondonistas da Universidade Positivo (UP) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),  tiveram um dia produtivo em Porto União, nesse domingo (29). As atividades realizadas durante a manhã foram conversas e oficinas sobre empregabilidade, beleza feminina, universidade, reaproveitamento do óleo, saúde, confecção de sal de ervas e repelente caseiro, além de pinturas faciais, malabares, mosaicos e colagens com o público infantil. Durante a tarde, eles se integraram à equipe de Rondonistas de União da Vitória, para realizar uma festa julina comunitária, na Estação Ferroviária União, na divisa das cidades gêmeas, onde cerca de 100 pessoas compareceram.

Na festa julina, as atividades realizadas foram as mesmas da manhã, brincadeiras típicas das festas, como cadeia, correio elegante e pescaria, distribuição de algodão doce e pipoca para quem participasse das dinâmicas. O aluno de Medicina da UP,  João Pedro Bonetti, acredita que a primeira semana foi surpreendente, e serviu de aprendizado para os Rondonistas. “Pontos a ser melhorados, como divulgação das oficinas para a comunidade ao redor, e o que esperar de cada dia”, conta.

Para João, uma das surpresas positivas da semana foi a oficina de saúde sexual ministrada para alunos de oitavo e nono ano do ensino fundamental, que os Rondonistas não esperavam a participação e interesse dos adolescentes. “Nós achamos que eles não iam se abrir, até preparados atividades para conduzir a oficina, e acabou virando uma conversa, onde eles se abriram e tiraram dúvidas”, explica.

Segundo João, a preparação para a festa julina foi grande, os Rondonistas entregaram convites nas casas perto dos alojamentos, e também para os participantes das oficinas, e ficaram até 3h00 da madrugada de domingo organizando as atividades.

A segunda semana de atividades do Rondon será focada nos alunos das escolas públicas de Porto União, que voltam essa segunda-feira (30) das férias. As oficinas acontecerão até sexta-feira (3), em todas as cidades participantes.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon