Inicial 9 Notícia 9 Oficina de Contação de História é sucesso em Paulo Frontin

Oficina de Contação de História é sucesso em Paulo Frontin

Na terça-feira (31), da segunda semana de Operação Rondon Paraná, os Rondonistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal do Pará (UFPR), ministraram no municipio de Paulo Frontin oficinas para as crianças da Escola Tecla Ronko e no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), sobre saúde bucal, pediculose, e contação de histórias, com direito à fantasias para instigar a imaginação das crianças. No hospital Municipal São João Batista, aconteceu uma oficina motivacional sobre trabalho em equipe, para todos os funcionários, e na Secretaria de Educação de Paulo Frontin, houve uma conversa sobre cooperativismo e associativismo e suas vantagens.

Na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), aconteceu uma oficina sobre panificação e compostagem, e a Rondonista Ana Beatriz Damiane Ferreira, estudante de Medicina da UFPR, aproveitou para visitar a Instituição, e conhecer um pouco sobre o lugar e sobre um dos alunos, Izaque do Nascimento, que faz móveis e artesanato em madeira para venda. “A comunidade traz muito mais coisa para a gente do que a gente para eles”, conta.

Ana conta que a oficina no hospital foi programada diferente, para ser somente para as cozinheiras sobre cuidados paliativos, e acabou se tornando uma oficina motivacional sobre convivência no trabalho, pois todos os funcionários participaram. “Conseguimos curar algumas feridas que existiam naquela equipe, pessoas que não se falavam voltaram a se relacionar”, relata.

No período da manhã e noite aconteceu a oficina de contação de história, ministrada pelo Rondonista Clarindo Henrique de Albuquerque Junior, estudante de Agronomia da UEPG, que além de contar as histórias, usou a fantasia de Peter Pan para prender a atenção das crianças. “Ver o sorriso das crianças é gratificante, e cada um vale ouro”.

As oficinas serão realizadas pelos Rondonistas em algumas escolas do município até sexta-feira, e no sábado, haverá a cerimônia de encerramento da Operação Rondon Paraná em União da Vitória, cidade sede.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon