Inicial 9 Notícia 9 Estudantes de Engenharia Civil visitam indústria de artefatos de cimento e pedreira

Os estudantes do segundo semestre do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realizaram mais uma visita técnica, orientados pelo professor e engenheiro Adailton Marcelo Lehrer, na disciplina de Equipamentos de Construção. Eles visitaram a empresa Kerber Cia Ltda, na manhã de segunda-feira, 4.

Os acadêmicos foram recepcionados pelo engenheiro civil Saulo Marcel dos Santos, responsável pelo departamento técnico da empresa. O engenheiro conduziu os visitantes à fábrica de artefatos de cimento, mostrando todo o processo de preparação de matérias-primas para a produção de pavers, blocos de concreto, tubos, pré-moldados entre outros produtos.

A segunda parte da visita foi dirigida pelo engenheiro mecânico  Rodrigo Hobi, também do departamento técnico, que levou o grupo até a pedreira, explicando o processo de explosão das rochas, o aproveitamento das pedras, seguido pelo processo de britagem, que resulta em outros subprodutos.

De acordo com a acadêmica Elisângela Rücker, tudo que é retirado da pedreira é utilizado na construção civil ou na forração de estradas e aterros, e o que não for utilizado retorna para a pedreira como forma de recuperar a área explorada. “Pudemos perceber que existe uma preocupação com o meio ambiente, em não agredir ou poluir as nascentes que existem no terreno da empresa. Essa preocupação com a adequação da indústria às exigências da lei merece nossa valorização e admiração”, conclui.

Segundo Rücker, essa foi a terceira visita técnica realizada por essa turma, este ano. De acordo com os objetivos da disciplina de Introdução à Engenharia, as duas primeiras visitas técnicas foram a uma construção no Centro da cidade, para observarem a utilização de pré-moldados. A primeira visita ocorreu quando estavam começando a obra, e a outra quando os pisos já estavam prontos.