Inicial 9 Notícia 9 Durante Semana do Meio Ambiente alunos do Coltec visitam o aterro sanitário

Durante Semana do Meio Ambiente alunos do Coltec visitam o aterro sanitário

No dia 19, alunos do terceiro ano do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) visitaram o aterro sanitário da Ecovale – empresa coletora de resíduos de Porto União (SC) – guiados pelas professoras de Engenharia Ambiental Lisandra Kaminski e Mayara Gauer. Houve também uma palestra sobre a profissão de engenheiro ambiental na sala de eventos da UNIUV, explicando as atribuições da profissão.

Na palestra foi explicado como funciona um aterro sanitário. “O aterro se trata um local específico para a disposição final de resíduos sólidos no solo, que baseado em critérios de engenharia e de normas operacionais, permite um depósito seguro em termos de proteção ambiental e proteção à saúde pública”, explica Lisandra. O engenheiro, nesse caso, participa das atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, verifica a limpeza do terreno, as obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção.

Já durante visita técnica foi possível ver na prática como atua o profissional formado para ser Engenheiro Ambiental.

Para a aluna Poliana Gura Olberts, a visita foi de muito conhecimento. “É interessante para todos conhecer como é processado nosso lixo. Muitas vezes separamos da forma incorreta, e não sabemos aonde que vai parar, e como é o processo. É importante para nos conscientizarmos, desde separar as caixinhas até ao lixo orgânico”.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom