Inicial 9 Notícia 9 Passeio ciclístico cultural mobiliza estudantes da Uniuv no final de semana

Passeio ciclístico cultural mobiliza estudantes da Uniuv no final de semana

Valorizando o patrimônio histórico local e incentivando a prática de atividades físicas ao ar livre, os cursos de Educação Física e Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizaram no domingo, 24, o 1º Passeio Ciclístico Cultural das Cidades Gêmeas. De acordo com um dos organizadores, professor Waldir Aliot Júnior, o evento tem como objetivo de integrar os acadêmicos à comunidade, proporcionando um evento saudável em que se possa praticar atividade física em família e conhecer a história de União da Vitória e Porto União, conhecidas como Cidades Gêmeas.

De acordo com o roteiro proposto, o passeio saiu da Uniuv e terminou na Praça Hercílio Luz, em Porto União.

Para a coordenadora do curso de Turismo da Uniuv, professora Marivanda Bortoloso Pigatto, além da oportunidade de demonstrarem seu conhecimento e despertar nas pessoas a valorização do patrimônio histórico local, a integração entre os acadêmicos de Turismo e Educação Física é importante para a vida acadêmica.

A realização de mobilizações populares por meio de passeios ciclísticos históricos, ecológicos, culturais, solidários, esportivos ou apenas por divertimento é comum do Sul ao Norte do País. De acordo com Pigatto, o Turismo Cultural tem a possibilidade de motivar a comunidade para a preservação de seu patrimônio, por meio da valorização, e de prover sua sustentabilidade econômica, por meio da visitação.