Inicial 9 Notícia 9 Palestra com Luiz Almeida Marins Filho lota Cine Teatro Luz

Palestra com Luiz Almeida Marins Filho lota Cine Teatro Luz

Parece simples, e é esse o segredo. Segundo o antropólogo, consultor de empresas e professor Luiz Almeida Marins Filho, o desafio do líder é fazer acontecer. Quem faz acontecer são pessoas simples, e simplicidade é a regra do jogo, afirma, citando o pensamento do ex-executivo da GE, Jack Welch. Essa e outras mensagens sobre Os Desafios da Liderança mantiveram mais de 700 pessoas prestando atenção por duas horas, durante a palestra realizada no Cine Teatro Luz, segunda-feira 15. A palestra foi promovida pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e pela empresa Pormade Portas de Madeiras Decorativas.

O professor Marins é doutor em Antropologia pela Macquarie University/School of Behavioural Sciences, na Austrália, onde estudou os aborígenes daquela região. Além de ser um palestrante conhecido internacionalmente, Marins tem experiência como consultor em empresas públicas e privadas, autor de quase duas dezenas de livros e mais de 40 DVDs, além de apresentar semanalmente o programa de televisão Motivação e Sucesso com o Professor Marins,  transmitido pela Rede Vida, aos domingos, às 19h30.

Marins compartilhou com o público seus conhecimentos e visão antropológica das organizações. Com seus conhecimentos adquiridos e lapidados no doutorado realizado na Austrália, aliados à experiência como consultor de empresas por todo o mundo, o professor Marins apresentou ao público um panorama da evolução do homem e a dificuldade de ser agente de permanência, muito mais do que agente de mudança. Segundo Marins, investe-se muito dinheiro em campanhas, mas é preciso apostar mais na consistência.

Entre dados econômicos, gráficos, exemplos e informações sobre o que se fala do Brasil pelo mundo, a proposta do antropólogo era fazer pensar. Surpreendentemente, deixou claro que os momentos de crise não são tão ruins quanto se pensa. A tradução dessa palavra, do grego, é peneira, o que significa que separa o bom do ruim. Só se mantém no topo quem não descansa ao alcançar o sucesso. Segundo ele, mais difícil do que aprender o novo é desaprender o velho, isso é um desafio e uma necessidade mundial.

O recado para os líderes foi dado de forma direta. O líder deve falar claramente o que espera do seu funcionário. Ele não deve confundir comportamento com atitudes. O líder conhece o seu subordinado e se desafia constantemente. O empreendedor transforma sonhos em ações e ações em resultados. Uma pesquisa realizada pela Anthropos Consulting mostra que o funcionário gosta mais do chefe que dá liberdade, mas está sempre junto e acompanha o que ele faz. Como conclusão, apresentou o que pensa ser a melhor definição de líder, dada pelo presidente dos Estados Unidos, no período de 1953 e 1960, Dwight D. Eisenhower. “Líder é aquele que consegue fazer com que as pessoas façam aquilo que elas mais querem fazer.”

De acordo com Marins, os líderes querem pessoas excelentes para fazer parte de sua equipe, comprometido, atento aos detalhes e que dá continuidade ao que começa. Mas ele garante que esse tipo de colaborador não se encontra, é preciso formá-lo, e que o importante é encontrar pessoas com valores, pois transformá-las em bons profissionais é a parte mais fácil. E depois de formá-lo vem a missão de dar-lhes motivos para que continuem a fazer parte da equipe, mantendo o foco nas atividades da empresa.

O evento faz parte da comemoração dos 34 anos da Uniuv, que culminará com a peça teatral Mais Amores e Canções, criação coletiva da Benedita Cia. de Teatro, de Curitiba, dirigida por Laura Haddad, no Cine Teatro Luz, sexta-feira, 19. Os ingressos já estão esgotados.

Antes de começar a palestra, o professor Marins conversou com o público e distribuiu seu cartão de visitas. Além de números de telefone, e os endereços de seus empreendimentos, na internet, quem recebeu o cartão recebeu algumas dicas de vida.

10 DICAS DO PROF.MARINS PARA VIVER COM ENTUSIASMO

1. Afaste-se de pessoas e fatos negativos;

2. Valorize suas idéias e intuição. Acredite em você!

3. Não reclame. Não fale mal dos outros;

4. Cultive o bom humor, o sorriso, a alegria;

5. Ouça agressivamente. Dê atenção às pessoas;

6. Estenda a mão aos outros. Coopere. Participe;

7. Comprometa-se. Faça mais do que esperam de você;

8. Faça tudo com atenção aos detalhes;

9. Cuide-se. Vista-se bem. Goste de sua imagem;

10. Não chore. Decida-se a mudar a realidade. Aja!