Inicial 9 Notícia 9 Estudantes apresentam pesquisas na Mostra Multidisciplinar do Coltec

Estudantes apresentam pesquisas na Mostra Multidisciplinar do Coltec

Os 100 anos da cultura japonesa no Brasil, a cultura indígena e a evolução histórica da aplicação da energia serão os temas apresentados pelos alunos do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), mantido pela Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), na 10ª Mostra Multidisciplinar do Ensino Médio. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, com o objetivo de apresentar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas pesquisas desenvolvidas desde março, sob a orientação dos professores.

A Mostra Multidisciplinar do Coltec é voltada para alunos da oitava série do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. Os alunos da primeira, segunda e terceira séries, orientados por seus professores, desenvolveram pesquisas e estão preparando as apresentações de acordo com cada eixo temático. A Mostra estará aberta para visitação pela manhã, à tarde e à noite, na segunda-feira, 13, pela manhã e à noite, na terça-feira, 14.

Hai-kai, origami, kirigama, sudoku, mangá, anime, bonsai, caratê, judô, ikebana e o método de ensino Kumon são marcas fortes da cultura japonesa presentes no dia-a-dia dos brasileiros. Com o objetivo de homenagear esse povo que há 100 anos trouxe seus costumes para o Brasil, os alunos da primeira série do Coltec, sob a liderança dos professores da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, produzirá um ambiente interativo para compartilhar os conhecimentos adquiridos em pesquisas sobre a imigração japonesa no Brasil.

A segunda série, sob a liderança dos professores da área de ciências humanas e suas tecnologias, vai apresentar um resgate sobre a cultura indígena, no País. Por meio de visitas a redutos indígenas os estudantes puderam observar os costumes e conversar com os índios a fim de investigar o que ainda permanece de sua cultura, após tantos anos de história e de contato com os demais povos.

A história da utilização da energia confunde-se com a história da humanidade, trouxe conforto e auxiliou na evolução tecnológica. Os alunos da terceira série, orientados pelos professores da área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, vão apresentar um grande painel com a evolução histórica da aplicação da energia, até o emprego nas modernas tecnologias.

A idéia de trabalhar projetos de acordo com eixos temáticos surgiu em uma reunião pedagógica realizada em fevereiro, e desde março os estudantes de cada série estão desenvolvendo suas pesquisas, orientados pelos professores. Os eixos temáticos foram divididos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs), que organiza as disciplinas estudadas nesse período escolar. A área de ciências humanas e suas tecnologias compreende disciplinas como sociologia, filosofia, história e geografia. A área de linguagens, códigos e suas tecnologias abrange disciplinas como língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação física, arte e informática. A área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias compreende disciplinas como biologia, física e matemática.