Inicial 9 Notícia 9 Coltec realiza amostra indígena

Coltec realiza amostra indígena

Um dos temas apresentados pela amostra realizada pelos alunos do Colégio Técnico (Coltec), da Uniuv, é a realidade indígena. A mostra foi realizada nos dais 13 e 14 de outubro. Exposto por meio de fotos, painéis e vídeo, os visitantes tiveram oportunidades de conhecer as vestimentas, alimentação, habitação e a vida dos índios que habitam a região.

Os alunos que realizaram a amostra falaram basicamente sobre suas experiências durante visitas nas aldeias da região. “É importante saber o que tinha no Brasil com a chegada do  Europeu e os nossos antepassados”, afirma o aluno Flávio Silva, do segundo ano. Das religiões existentes no mundo não é comum a inclusão das sociedades indígenas. Duokhei, um pesquisador do povo indígena, considera a importância dela não menos respeitável que as outras.

Para a professora do Coltec, Maria Nelsi Wietzke, a idéia foi trazer aquilo que é próprio da região, por ser um tema polêmico em relação aos indígenas em Palmital do Meio. Existem muitas informações errôneas deturpando a verdadeira imagem do índio. “A minha intenção como professora de história e sociologia foi justamente fazer com que os alunos pesquisassem sobre a cultura indígena, para entender o comportamento deles”, comenta Maria Nelsi.

Depois de várias visitas às aldeias de Palmital do Meio, no parque de Dago Woehl, onde existem réplicas das casas dos índios e caboclos, além de mostrar a cultura dessas e outras etnias, os alunos tiveram uma visão mais real do que significa o povo indígena atualmente no Brasil.

“Com este trabalho vamos tentar desmistificar a visão que se tem do índio, aquele que aparece somente no livro didático. O indígena de hoje pensa diferente daquele do livro, vive na cultura do  branco e nós precisamos entender o seu comportamento a partir do momento que deixou a sua forma de se vestir, os rituais e a própria alimentação”, completa Nelsi.

Atualmente, muitos índios ainda se alimentam da pesca, caça, mandioca, frutas silvestres, como “gabirova”, jabuticaba, e pinhão. Suas roupas são provenientes de doações, além de manter a pintora e adornos. Na região de Calmon ainda existe a Aldeia do  Quati, que, no passado, abrigou centenas de índios. Atualmente apenas quatro índios vivem no local.