Inicial 9 Notícia 9 Curso de Ciências Contábeis da Uniuv promove palestra com professor José Carlos Marion

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está promovendo uma palestra com o professor José Carlos Marion, que vai falar sobre A importância da contabilidade para a empresa moderna. O evento será no Cine Teatro Luz, no dia 17 de abril, e comemora o Dia do Contabilista, que será no dia 25 de abril. A palestra é voltada para profissionais e estudantes de contabilidade, gestores de organizações e outros interessados pelo tema.

De acordo com a coordenadora do colegiado do curso de Ciências Contábeis da Uniuv, Josiane Bendlin Gasparoto, o professor Marion foi convidado por ser um dos principais nomes da Contabilidade, no País. “A proposta da palestra é levar mais conhecimento aos acadêmicos, além de ser uma oportunidade de atualização para os profissionais já formados pela Instituição. Buscamos oferecer aos gestores uma visão do que a contabilidade pode agregar às organizações”, afirma.

Marion é doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e cursou pós-doutorado na Kansas University, EUA. É pesquisador em agribusiness e na área de metodologia de ensino em negócios (contabilidade e administração). Além de professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, e professor associado do mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Imes, é autor e co-autor de 29 livros na área contábil-financeira.

O Dia do Contabilista Brasileiro foi instituído pelo senador João Lyra Tavares, em um almoço realizado por contabilistas em sua homenagem, no Hotel Términus, em São Paulo, em 25 de abril 1926. Não foi por meio de um decreto, mas pela afirmação de Tavares em seu discurso no evento que a data foi estabelecida e até hoje é comemorada. O discurso, na íntegra, está na página 46, da edição nº 74, da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), de janeiro/março de 1991.

O curso de Ciências Contábeis da Uniuv já formou 253 profissionais. O curso iniciou em 1995, oferecendo 40 vagas, foi reconhecido em 1999 e teve seu projeto pedagógico readequado em 2004, diminuindo o tempo de curso para quatro anos.

Evento: Palestra com
José Carlos Marion