Inicial 9 Notícia 9 Estudantes de Secretariado Executivo da Uniuv visitam indústrias multinacionais em Ponta Grossa

O Curso de Secretariado Executivo viajou para ponta Grossa, dia 28 deste, para ampliação de conhecimentos, em empresas grandes. Foram 40 acadêmicos e três mestres; a viagem transcorrendo tranqüila, num clima saudável e feliz.

Pela manhã foi a visita à empresa cujo lema é “Proteger o que é bom.”, a Tetra Pak, empresa sueca, fabricante multinacional de embalagens para leite, sucos, achocolatados, atomatados, etc.

No Brasil, desde 1957, com duas fábricas e oito escritórios, possui certificações de qualidade e obedece a Padrão de Referência Mundial.

Sua gestão inclui o cuidado da segurança alimentar, categorias e marcas, bem-estar e meio-ambiente. Mantém o alimento livre de contaminação, com qualidade, preservando sabor e aroma. Produz, ainda, máquinas de envase. Tem também objetivos de excelência no atendimento e satisfação do cliente. Com os resíduos de seus produtos cumpre Responsabilidade Social, fabricando telhas térmicas e produzindo MDF, novas tecnologias de reciclagem.

Daniel, o Gerente que atendeu aos visitantes, respondeu a múltiplas perguntas dos acadêmicos sobre a compra da matéria-prima, motivação dos funcionários, planos de carreira, avaliação, treinamento, rotatividade, entre outras.

Contou que a empresa tem 17 funcionários brasileiros no exterior, “como Diretores e Gerentes, os demais colaboradores são de cada país, para ir ao encontro da cultura local”, afirma. Ressaltou o uso da língua inglesa, até com os países de língua espanhola, porque todos se entendem bem em inglês. Foi um incentivo ao acadêmico de Secretariado para aperfeiçoar esses conhecimentos, continuamente. Salientou ainda a importância de pessoas competentes em computação e sistemas de automação. “Problemas de máquinas, em geral, resolvemos com os alemães”, afirma.

Incentivou os presentes a cultivarem comportamentos pró-ativos, raciocínio lógico, percepção e visão antecipada.

Depois da palestra e questionamentos, houve a visita às instalações da empresa.

Durante a palestra, Daniel deixou todos muito à vontade e ofereceu um delicioso e variado coquetel.

Após o almoço na Churrascaria Chuva de Prata, local muito aprazível, às 14 horas a turma foi recebida na FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), empresa que produz vários tipos de cerveja.

A comunicadora descreveu todo o funcionamento da empresa e sistema de produção da cerveja, demonstrou o que diferencia uma marca da outra, depois conduziu os visitantes para a parte da produção onde se pôde apreciar o trabalho das máquinas e uns poucos homens em seu controle. De volta à sala de palestra, foi aberto um espaço para degustação das cervejas, com acompanhamento de salgadinhos, uma verdadeira festa.

O regresso, três horas de ônibus, foi uma alegria, muita cantoria, como é de costume, e bons diálogos entre os colegas e amigos. Isso tudo é aprendizado.

*Professora e vice-coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Uniuv.