Inicial 9 Notícia 9 Encontro de produção científica da Uniuv supera expectativas

Encontro de produção científica da Uniuv supera expectativas

Dois dias voltados à reflexão sobre a importância da pesquisa. Assim foi o 5º Encontro Anual de Produção Científica (5º Enaproc), promovido pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), com o intuito de valorizar, divulgar e incentivar a produção científica, além de gerar novos conhecimentos e sugerir aplicações práticas.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uniuv, professora Suely Terezinha Martini, a cada ano as expectativas com relação ao evento vêm sendo superadas. Este ano, mais de 90 trabalhos foram apresentados, com participação de pesquisadores de instituições de ensino superior de União da Vitória, Porto União e região. Alguns estudantes apresentaram parte de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), profissionais já formados e professores apresentaram seus TCCs ou suas pesquisas de pós-graduação.

A abertura do evento foi com a palestra do professor Ernani Cesar de Freitas, doutor em Letras, editor da revista acadêmica Gestão e Desenvolvimento, do Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo, RS, e membro do Conselho Editorial da Uniuv. A palestra tratou sobre a importância da iniciação científica na formação do acadêmico: estudar, aprender e saber. Além da palestra de abertura do Enaproc, realizada na noite de quinta-feira, 30, o professor conversou com os professores da Uniuv, na tarde de sexta-feira, 31, sobre o tema Iniciação científica e o artesão intelectual: orientação e ousadia para a construção do conhecimento. Durante essa palestra, o professor destacou a importância de promover a iniciação científica com os estudantes da graduação, trazendo subsídios para que os professores orientem adequadamente seus alunos.

Para Freitas, o professor precisa participar de grupos de pesquisa, publicar seus artigos, e é responsável pela orientação dos trabalhos dos seus alunos nos moldes científicos, valorizando os modos de expressão do conhecimento, a redação textual, além da forma indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Nenhum professor pode eximir-se desse compromisso, que é de todos, coletivamente”, afirma.