Inicial 9 Notícia 9 Jornalista formada pela Uniuv participa do projeto Revelando os Brasis

Jornalista formada pela Uniuv participa do projeto Revelando os Brasis

Faxinais são organizações produtivas e sociais que já foram muito utilizadas em áreas rurais, no interior do País. Em São João do Triunfo, interior do Paraná, de 120 resta apenas um, e virou tema de documentário, produzido, roteirizado e dirigido pela jornalista formada pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Priscila Ernst, que teve sua história selecionada e está entre os 40 autores selecionados pelo projeto Revelando os Brasis.

A história Os faxinais: de 120, resta apenas um em São João do Triunfo foi selecionada entre 671 histórias inscritas por pessoas de todas as regiões do País, e transformada em um documentário, com cerca de 15 minutos de duração. O filme mostra como funciona o sistema de produção e organização social conhecido como faxinal, que se desenvolve em pequenos povoados rurais, totalmente rodeados por cercas de arame, em que prevalece a agricultura e os chamados criadouros comunitários, ou seja, criação livre de animais. Atualmente, somente só o Faxinal do Seixas está em atividade no Município.

A jornalista responsável pelo documentário, que nasceu em Tuparendi, no Rio Grande do Sul, mudou-se com a família, ainda criança, para São João do Triunfo, município com 12,5 mil habitantes, que fica há 128 km de União da Vitória. A idéia de pesquisar a história do Município surgiu durante o ensino superior, e foi realizada como uma grande reportagem no trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. Da grande reportagem intitulada São João do Triunfo: narrativas vivas de seu povo, publicada em livro pelo Conselho Editorial da Uniuv, foi extraída a história dos faxinais, que a jornalista inscreveu no projeto Revelando os Brasis.

Para a realização do documentário, a jornalista, juntamente com os outros autores selecionados, participou do Curso de Formação e Realização Audiovisual promovido pelo projeto, no Rio de Janeiro, entre os dias 24 de junho e 5 de julho, com todas as despesas pagas. O curso ofereceu oficinas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa. Nos cursos, os autores também receberam orientações para desenvolverem ações culturais em seus respectivos municípios.

O lançamento dos vídeos foi no Rio de Janeiro, dia 21 de outubro. São 40 vídeos, sendo 16 de ficção e 24 documentários, que serão exibidos na série Revelando os Brasis, pelo Canal Futura, a partir de dezembro. Além da exibição no Canal Futura, os vídeos serão apresentados nas cidades dos realizadores e em festivais nacionais e internacionais. A partir de 2009, as obras também serão disponibilizadas em DVD, para distribuição gratuita a instituições culturais de todo o País.

O projeto Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura, com o intuito de viabilizar a produção de vídeos digitais a partir de histórias escritas por autores residentes em municípios com até 20 mil habitantes, que representam a maior parte dos municípios brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

Saiba mais sobre esse projeto e veja as imagens das gravações do documentário de Priscila Ernest, no blog http://revelandoanotres.blogspot.com/2008/10/os-faxinais-uma-histria-de-luta-e-amor.html