Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Uniuv participam da Feira de Biodiversidade, em Bituruna

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) representaram a Instituição na 3ª Feira de Biodiversidade da Região Sul do Paraná, realizada no Colégio Estadual Santa Bárbara, em Bituruna, no dia 22 de novembro. O objetivo do evento é promover a participação social na gestão das questões sobre a biodiversidade da região sul paranaense, para o maior envolvimento nas ações relacionadas ao meio ambiente.

Durante a exposição, os acadêmicos mostraram aos visitantes materiais utilizados em estudos e aulas práticas do curso, como teodolito, GPS e microscópio, além de apresentarem algumas áreas de pesquisa e o mercado de trabalho do engenheiro ambiental. Para as acadêmicas do quarto semestre, Adriana Weber e Andressa Haiduk a participação nesse evento foi relevante para elas como estudantes, para o curso e para a profissão. “A Feira promoveu a interação da comunidade com as instituições ligadas ao meio ambiente, conscientizando a respeito das condições ambientais atuais e ações que podem ser desenvolvidas para a preservação e recuperação da biodiversidade da região”, avaliam.

O evento contou, ainda, com oficinas e apresentações artístico-culturais que, além de oferecer atualização de conhecimentos, promoveu a integração do público com as organizações participantes da Feira. O Programa Paraná Biodiversidade foi tema de uma oficina, ministrada pelo engenheiro agrônomo representante da Emater-PR Jair de Mello, durante a Feira, que demonstra o interesse do Estado em recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade. Esse Programa tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e o manejo sustentável de recursos naturais nas regiões mais ameaçadas do Estado, incluindo a formação de corredores de biodiversidade para ligar as unidades de conservação.

De acordo com o acadêmico do quarto semestre do curso de Engenharia Ambiental, David Lech Neto, há uma preocupação generalizada com o desequilíbrio ambiental que vem provocando estragos, destacando-se episódios recentes no Sul do País. “A população está se conscientizando de que é necessário fazer algo para reverter essa situação, pois quanto mais demorarmos a tomar alguma providência, mais sofreremos com as conseqüências”, pondera.

De acordo com os acadêmicos, o engenheiro ambiental tem responsabilidade com preservação da biodiversidade. “Ele tem a função de planejar sistemas que atenuem os impactos ambientais prejudiciais à biodiversidade, utilizando-se de métodos que respeitem a capacidade de regeneração natural de cada ecossistema”, afirma Haiduk.

Segundo Weber, o engenheiro ambiental pode atuar no planejamento e gerenciamento ambiental do território, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental de atividades poluidoras, estudos de impacto ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento e avaliação da qualidade ambiental dos recursos naturais, sistema de gestão em atividades produtivas.