Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Jornalista formada pela Uniuv recebe Prêmio Ocepar de Jornalismo 2008

Jornalista formada pela Uniuv recebe Prêmio Ocepar de Jornalismo 2008

 

A jornalista Criselli Montipó, formada na primeira turma de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) recebeu um prêmio pelo terceiro lugar na categoria Jornalismo Impresso do V Prêmio Ocepar de Jornalismo 2008. A matéria premiada Qualidade de vida de ponta a ponta na cadeia produtiva foi publicada na Edição 8, de setembro/outubro de 2008, da Revista Geração Sustentável, da qual a jornalista é colaboradora. A entrega do prêmio ocorreu no Teatro Positivo, em Curitiba, durante o Encontro Estadual de Cooperativistas 2008, na sexta-feira, 5 de dezembro, reunindo cerca de 1,6 mil pessoas.

A matéria premiada trata de um modelo que gera desenvolvimento sustentável, preocupando-se com o social, o econômico e o ambiental. A repórter citou o caso da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), de Cafelândia, que fica no Oeste do Estado. Fundada há 45 anos, a Copacol congrega 4,3 mil cooperados e 6,2 mil colaboradores.

Criselli se diz orgulhosa e feliz em poder contar uma história como essa, numa época em que grande parte dos fatos noticiados são negativos. Para a repórter, o prêmio é uma forma de celebrar um jornalismo preocupado com o desenvolvimento sustentável do Paraná, dando a oportunidade para que boas práticas sirvam de exemplo e estimulem o crescimento social e econômico do Estado. “Plantar uma sementinha de esperança é um orgulho para todo repórter. Tive o prazer de conversar com pessoas que têm qualidade de vida, graças ao modelo cooperativista”, afirma.

Para o diretor executivo da Revista Geração Sustentável, Pedro Salanek Filho, o conceito de cooperativismo vai ao encontro dos objetivos da revista. “O sistema cooperativista é uma forma de organização que se aproxima muito do conceito de sustentabilidade, pois promove a inclusão social, gera renda aos cooperados e envolve-se com as questões ambientais. Tenho uma admiração grandiosa por este modelo e entendo a importância das cooperativas no contexto de uma localidade”, avalia.

Cooperativismo que gera emprego, renda e desenvolve as pessoas: Orgulho do Paraná foi o tema deste ano do Prêmio Ocepar de Jornalismo. O Prêmio é organizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com o objetivo é mobilizar e reconhecer jornalistas que divulgam os projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo paranaense.

De acordo com a Ocepar, o número de participações vem crescendo, e este ano, foram 95 trabalhos inscritos, 30 na categoria Jornalismo Impresso. Em 2007, o Prêmio contou com 62 trabalhos inscritos e, em 2006, foram 42.



Na foto em destaque, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski; a jornalista Criselli Montipó; o diretor executivo da revista, Pedro Salanek Filho; e o coordenador da assessoria de imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo