Inicial 9 Notícia 9 Bolsa auxílio pesquisa em educação física da Uniuv traz bons frutos para comunidade

Ao iniciar o ano de 2008, 5 acadêmicos do curso de Educação Física foram pleiteados para receber a bolsa auxílio pesquisa. Esses acadêmicos foram selecionados no curso de Educação Física da Uniuv, para desempenhar papel de monitores em diversas atividades coordenadas pela coordenadora do Centro de Estudos e pesquisas em Educação Física da Uniuv (Cepeef).

Durante todo este ano, foram atendidos cerca de 120 idosos, semanalmente, com duas aulas por semana, de uma hora de duração cada uma. Com atividades de musculação e ginástica, em parceria com a Associação dos Aposentados de União da Vitória.

Participaram também dos projetos da Uniuv os funcionários e familiares da empresa Pormade, uma de nossas grandes parceiras. Foram atendidos cerca de 20 meninos com treinos de futsal, 20 funcionários com aulas de musculação, além dos treinos de vôlei e futsal, iniciados no mês de novembro. Todas as aulas eram de uma hora cada sessão, duas vezes por semana.

Tivemos como parceiros também o Corpo de Bombeiros, que recebia duas aulas semanais de musculação.

O Colégio Coração de Maria também nos privilegiou com sua parceria, em que pudemos oferecer aulas de dança para seus alunos de 1ª a 4ª série.

Além dessas parcerias, pudemos oferecer aulas de musculação, treinos de futsal e basquete para alunos do Coltec. Musculação para professores, acadêmicos da Uniuv e seus familiares, sendo este um diferencial da região no ensino Superior, pois nossos acadêmicos e seus familiares participam, podem praticar atividades Físicas como Musculação, fora do horário de aula, tendo um momento de descontração e hábito saudável.

Tendo em vista todas essas parcerias e atividades desenvolvidas pelos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Uniuv, percebe-se que o curso está muito bem estruturado, oferecendo uma formação e qualidade aos seus acadêmicos, pois podem vivenciar, na prática, o que aprendem na teoria em suas aulas. Aprendem a ser professores, profissionais de Educação Física e, também, pesquisadores.

Pôde-se notar a qualidade das monitorias prestadas pelos nossos acadêmicos, ao final deste ano, no encerramento das atividades, em que foi realizada uma avaliação, e houve uma aprovação muito grande dos nossos alunos parceiros, inclusive solicitação para que ficassem os mesmos monitores, por serem muito competentes, e também muitas solicitações para que se aumentasse o número de aulas por semana. Nos encerramentos das aulas, em cada turma, foi realizada revelação de amigo secreto e uma confraternização, em que os monitores foram homenageados, e entre abraços, risos e lágrimas, despediram-se de mais uma ano de atividades físicas na UNIUV, mas com a certeza de que, ano que vem, estaremos todos juntos novamente, nós proporcionando atividades físicas que possam auxiliar na melhoria da saúde e qualidade de vida de nosso parceiros e eles com muita alegria e disposição em participar de nossas atividades.

Queremos fazer um agradecimento especial a todos os nossos alunos parceiros, que fizeram parte de nossas atividades de pesquisa, que alegraram nossas aulas e que trouxeram um pouco da comunidade para dentro de nosso Centro Universitário. Nosso muito obrigado, e esperamos vocês novamente, o ano que vem, de braços abertos.

Aos nossos monitores, nossa gratidão e nossa admiração pela qualidade e seriedade com que levaram adiante as monitorias deste ano. Temos certeza de que vocês serão ótimos profissionais de Educação Física.

Obs: Você que escolheu como profissão ser um profissional de Educação Física, venha cursar Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Uniuv, não seja mais um, venha aprender a fazer a diferença!!!

* Coordora do Cepeef da Uniuv