Inicial 9 Notícia 9 Cultura universitária é tema da aula inaugural do Núcleo Universitário da Uniuv, em São Mateus do Sul

Com objetivo de motivar e fortalecer o espírito universitário de seus acadêmicos, mestres e corpo técnico-administrativo, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizou a Aula Magna do Núcleo Universitário de São Mateus do Sul, que ocorreu na sala de reuniões da Igreja Matriz do Município, no dia 20 de fevereiro. A palestra, com o professor mestre em Ciências Sociais, Abel Zastawny, tratou do tema Cultura Universitária e Futuro Profissional. Em sua mensagem, Zastawny enfatizou o ser, único e individual, destacando a importância dos valores e da formação pessoal, além de profissional. Para isso, utilizou-se de exemplos atuais e de mensagens que levaram à reflexão.

Na abertura do evento, que é uma oportunidade de sair da rotina da sala de aula para refletir sobre a vida profissional, o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, apresentou um apanhado histórico sobre a Instituição, fazendo um paralelo entre a sede, que fica em União da Vitória, e o Núcleo de São Mateus do Sul. Segundo ele, a Uniuv começou pequena, também com apenas dois cursos, e já passou por dificuldades para chegar aonde chegou, com 16 cursos e aproximadamente dois mil alunos. Em seu discurso, o Reitor revelou que há 10 anos já havia o desejo de criar uma extensão da Uniuv – ainda quando era Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face) – em São Mateus do Sul, mas naquela época a Instituição era faculdade, portanto, não tinha autonomia para isso. Contudo, quando surgiu a oportunidade, com a transformação da faculdade em centro universitário, o pedido para criação desse núcleo foi expresso no projeto enviado para a Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti).

Após a palestra, o Diretório Acadêmico Trinta de Abril ofereceu um coquetel, promovendo a integração entre os cursos, e dos acadêmicos com professores, e funcionários que estiveram presentes. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, professor Odelir Dileto Cachoeira, nesse evento, a Uniuv procurou demonstrar o seu compromisso em realizar o sonho da comunidade de São Mateus do Sul, em ter uma Instituição de Ensino Superior do Município.

O professor Abel Zastawny é graduado em Filosofia e em Comunicação Social, além de ter feito seu mestrado na Itália. Leciona na Uniuv, há 13 anos, as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ética, nos diversos cursos da Instituição, além de manter suas atividades religiosas, na paróquia São Judas Tadeu, em União da Vitória.

As aulas no Núcleo da Uniuv, em São Mateus do Sul, iniciaram em 2007, e tanto as aulas quanto a parte administrativa e os laboratórios funcionam, provisoriamente, no antigo prédio da prefeitura, em que estão instaladas outras organizações. Para que seja possível colocar em prática o projeto de expansão da Instituição, segundo o Reitor, este ano, será construída a sede do Núcleo Universitário.