Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Conselho Editorial da Uniuv lança três livros

Conselho Editorial da Uniuv lança três livros




Em uma cerimônia intimista e emocionante, o Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizou o lançamento de três livros, no sábado, 4, com a participação da comunidade acadêmica e de convidados dos autores. As obras Estresse e Trabalho Docente, das psicólogas Elizabeth Ulrich e Olga Mitsue Kubo, e Informatização e Estratégia, do professor Roberto Antônio Hoffmann, fazem parte da Coleção José Júlio Cleto da Silva, e podem ser adquiridos na Biblioteca João Dissenha. Durante o evento, também foi lançado o livro De um Pastor de Estrelas – Poemas da Vida Inteira, de Manoel Claro Alves Neto, ex-professor da Uniuv, no início de sua trajetória, como Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face).

Informatização e Estratégia é resultado de uma pesquisa de campo realizada em microempresas varejistas de Porto União, SC, buscando relacionar a informatização com as estratégias organizacionais, sugerindo que até a informatização pode ser uma estratégia utilizada pelos empresários. De acordo com o orientador da pesquisa que deu origem ao livro, Valmir Emil Hoffmann, essa obra traz respostas a dúvidas corriqueiras de estudantes; pode ser seguida como modelo por pesquisadores, devido à profundidade da pesquisa e rigor metodológico; e servir de guia de reflexão para os empresários sobre a aplicação da informatização nos negócios.

Conforme a autora afirma, na primeira parte do livro, o termo estresse está banalizado pelo seu freqüente uso em situações nas quais a pessoa sente qualquer tipo de mal-estar. A obra Estresse e Trabalho Docente não é, simplesmente, um livro sobre o estresse, mas apresenta uma pesquisa sobre a percepção que professores universitários têm das relações interprofissionais que levam ao estresse, a fim de de possam prevenir-se contra os efeitos negativos desse algo que causa desconforto. Para o doutor em psicologia experimental da Universidade Federal de Santa Catarina, Silvio Botomé, a obra é uma contribuição para harmonizar o trabalho e a saúde das pessoas, incluída a sanidade das interações com o mundo em que cada trabalhador vive, até mesmo fora das situações de trabalho.

Pastor de Estrelas – Poemas da Vida Inteira é o oitavo livro do autor, que viveu por um tempo em União da Vitória e Porto União, atuando como militar e como professor. Meu rebanho; Cogito, Ergo Sum; Minha paga; De um pastor de estrelas; Meu sonho; Máscaras; Do cuidado no pastoreio; Meus segredos; Meditações; Do julgamento alheio; Perdido de amor; Seu resumo; Você de volta!; O passado que volta; Longa espera; Preço antigo; A verdadeira face; Tão perto, tão longe; Falando sério; Paradoxo; e, Tanto, nada, são alguns dos poemas encontrados no livro.

Autores

Roberto Antônio Hoffmann é graduado em Processamento de Dados e em Administração, especialista em Administração Empresarial e em Metodologia da Ação Docente, mestre em Administração, é professor e vice-coordenador do curso de Administração da Uniuv e administrador do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Instituição.

Elizabeth Ulrich é psicóloga, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, e em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos; e mestre em Psicologia. Atua em Psicologia Clínica desde 1986, com atendimento a crianças, jovens e adultos, orientação profissional e de pais; é psicóloga perita do trânsito, tendo atuado com avaliação psicológica, por seis anos, no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR); e é professora da Uniuv desde 2002. Olga Mitsue Kubo é mestre em Psicologia; doutora em Psicologia Experimental; professora e orienta estudantes com projetos de pesquisa sobre análise de comportamento e processos organizacionais e de trabalho; supervisiona trabalhos de alunos de graduação em Psicologia no campo da clínica, com análise do comportamento e no campo das organizações de ensino.

Atualmente, o médico Manoel Claro Alves Neto reside em Ponta Grossa, e como escritor publicou Elementos de Sociologia, Bom Senso, Bom Ânimo, O Vale Mágico entre outros. A professora Fahena Porto Horbatiuk, presidente do Conselho Editorial da Uniuv, atribui aos livros de poemas do autor a formação de lideranças da sociedade local. “Manoel Claro é personalidade brilhante, carismática, que irradia liderança e entusiasmo por onde passa”, afirma.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo