Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Quando passaste, ao declinar do dia…

ARTIGO – Quando passaste, ao declinar do dia…



Autores que muito podem contribuir para o enriquecimento vocabular de estudantes são os parnasianos e simbolistas, como Olavo Bilac e Cruz e Souza.

O exercício de paráfrase, após algumas leituras e consultas a dicionário, oportuniza ao estudante o contato com termos diferentes dos habituais, sinônimos especializados, colocados em contextos poéticos, eruditos, sonoros. Também a declamação é produtiva na memorização de palavras, desde as séries iniciais. (Essa experiência de decorar sonetos clássicos eu fiz, durante a terceira e quarta séries do fundamental, e foi muito boa.) Parafrasear é reescrever o texto com sua linguagem e estruturas frasais.

Bilac tem muito a nos ensinar no uso da linguagem, com seus famosos sonetos, de versos burilados. “Seu léxico é frequentemente rebuscado, a ponto de o leitor menos versátil tropeçar em algumas (…) expressões, e pedir socorro a mestre Aurélio”, diz a mestre em Literatura, Marisa Lajolo.

O mundo bilaquiano é de natureza plástica, cheio de imagens, formas, cores, sons, movimentos. É sensorial e sensual. Embora a linguagem seja culta, são textos que instauram um diálogo íntimo com o leitor, que estabelece com eles uma certa identificação.

Acompanhemos o texto abaixo, observando o discurso expressivo de situações concretas marcantes na vida do eu poético e, de alguma forma, na do leitor:

“Quando passaste, ao declinar do dia,

Soava na altura indefinido arpejo;

Pálido, o sol do céu se despedia,

Enviando à terra o derradeiro beijo.

Cantava perto um pássaro em segredo;

Cortavam fitas de ouro o firmamento…

Esbatia-se a luz pelo arvoredo:

Caíra a tarde; sossegara o vento.

Quedava imoto o coqueiral tranquilo…

Pisando a areia que a teus pés falava,

(Que mágoa derramada em tudo aquilo!)

Vi lá embaixo o teu vulto que passava.” (Pantum)

O cenário é sublime, a empatia com o leitor se instala, o vocabulário é culto, causando efeitos de sentido muito especiais para a situação, percebendo-se a leveza e propriedade de seu emprego.

Estudar textos assim, com assiduidade, pode resultar em mais amor à língua materna e mais capacidade de expressão.

Igualmente Cruz e Souza, em Missal, por exemplo, é um desafio ao repertório verbal do leitor: ”Num fulgor d´ouro velho o sol tranquilamente desce para o ocaso, no limite extremo do mar, d´águas calmas, serenas, dum espesso verde pesado, glauco, num tom de bronze.” (Ocaso no mar)

Outro mestre de linguagem altissonante e grandiloquente é Castro Alves:

“Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra,

E as promessas divinas da esperança…

Tu, que da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança,

Antes te houvessem roto na batalha,

Que servires a um povo de mortalha!…” (Tragédia no Mar)

Os recursos poéticos, como a repetição de sons, a rima, o ritmo, as imagens, colaboram na gravação mental dos vocábulos antes pouco conhecidos ou mesmo desconhecidos. Não é necessário que as pessoas usem termos eruditos a qualquer instante, mas é preciso que tenham um vasto léxico, para comporem sua vastidão de pensamentos, bem representando a realidade.



Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 15 de maio de 2009.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo