Inicial 9 Notícia 9 8º Giro da Comunicação traz novidades da área

8º Giro da Comunicação traz novidades da área

A idéia inicial do Giro da Comunicação, evento realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), era oportunizar a discussão e o conhecimento das novidades na área de comunicação. Mas, em 2009, o Giro está proporcionando muito mais que isso, pois o evento foi organizado pelos alunos que fazem parte do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos). “Foi a primeira vez que o Centro Acadêmico produziu o evento. O resultado foi um Giro diferente, com qualidade de convidados e boas expectativas de palestrantes”, conta a coordenadora do curso de Jornalismo, Angela Maria Farah.

Para Jucelli Moreira, acadêmica de Jornalismo e membro do Cacos, organizar o Giro permitiu a aproximação com profissionais de destaque na área. “Além disso, aprender a organizar um evento pensando nos outros acadêmicos, no que cada um pode aprender no Giro, é um grande desafio. Nós, do Cacos, tivemos que pensar se era o que o público queria, se era viável para a faculdade, se as pessoas poderiam participar nos horários que queríamos fazer etc. Foi muito interessante”, conta.

Segundo a coordenadora geral dos cursos, Fahena Porto Horbatiuk, a Universidade tem como função primordial a produção e disseminação do conhecimento e, para isso, é preciso dar espaço para que as discussões aconteçam. “A proposta do Giro é fazer com que o contato com profissionais experientes na área de comunicação gere novos conhecimentos aos acadêmicos, em especial, por meio de oficias e palestras, instigue a prática da profissão”, explica.

O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho e também nos dias 16 e 17. Na primeira etapa, palestra no dia 5, às 19h30, e dia 6, sábado, oficinas durante todo o dia, sempre na sede da Uniuv. Na segunda etapa, palestras das 19h30 às 22h, nos dias 16 e 17, e também exposição fotográfica da revista Brasileiros. Todas as atividades são abertas à comunidade e a taxa de inscrição é de R$ 10 para a Noite Audiovisual e oficinas com certificado.

Profissionais que estarão no Giro da Comunicação 2009

– Peterson Izidoro, editor e apresentador do Jornal do Almoço, da RBS TV Joinville

– Hélio Campos Melo, fundador e editor da revista Brasileiros, de São Paulo

– Mário J. da Silva, gerente de parcerias da revista Brasileiros

– Marcelo Miranda, chefe de redação do jornal A Gazeta, de São Bento do Sul

– Hilton Maurente, repórter-cinematográfico da RBS TV

– Maria Cristina Machado, publicitária, analista de comunicação da Cia. Canoinhas de Papel

Evento: 8º Giro da Comunicação

Data – primeira etapa: 5 e 6 de junho

Horário: dia 5, às 19h30, na sala de eventos da Uniuv

Dia 6, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h45, conforme tabela em anexo

Local: Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv)

Inscrições: com os membros do Cacos

Valores: R$ 10 para a Noite Audiovisual e oficinas com certificado.