Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Uma sociedade moderna

ARTIGO – Uma sociedade moderna



Cada Associação de Bairro tem sua liderança, que recebe a confiança dos moradores, para tomar decisões, ajudando-os a bem conduzir as questões coletivas. Porém ser um líder comunitário exige, além de um perfil carismático, algum conhecimento sobre o funcionamento social e sobre cidadania.

É visando a esse objetivo que membros da sociedade organizada, como Associação dos Moradores de União da Vitória, Agência do Trabalhador, professores da Uniuv e Uniguaçu, acadêmico da UnC, reunidos, fizeram um projeto de Curso a ser aplicado a representantes das Associações do Distrito de São Cristóvão.

Os encontros se darão a cada 15 dias, aos sábados, com uma programação dinâmica e importante na formação de Multiplicadores de Lideranças, num total de 40 horas. Depois, com as articulações alcançadas no decorrer do trabalho, essas pessoas terão sempre a seu dispor o apoio das Instituições dispostas a colaborar com elas, nas dificuldades que surgirem ou em suas reivindicações.

Trata-se de um trabalho de responsabilidade social, uma extensão voluntária das atividades acadêmicas, que pode envolver, cada vez mais, colaboradores que queiram ensinar os homens e mulheres de boa vontade a perceberem seu poder e realmente exercê-lo em favor dos seus.

Que a comunidade saiba que tem a capacidade de mudança, que se quiser pode ser agente de transformação social, econômica e cultural. Será um encontro de líderes, que, motivados, e munidos com ferramentas do conhecimento, poderão gerar sinergia e poder, com visão compartilhada e ambição comum. Poderão criar sentimento de equipe, desenvolver a autoestima, conhecer a legislação referente à vida da comunidade, participar de conselhos e conferências, trabalhar com humildade e entusiasmo.

“Lutar, tentar, fazer o que for possível são atitudes que estão intrinsecamente ligadas ao processo de perfeição e excelência. Aperfeiçoamento que os líderes querem. Longe do peso de um sacrifício, o prazer pelo processo em si já é gerador de uma grande alegria.” Este é um pensamento do formador de líderes, Marco Aurélio Vianna, que estará dia 16 de setembro entre nós. Segundo ele, o bom líder é um eterno aprendiz e um mestre permanente.

Formando lideranças estaremos estabelecendo uma parceria mundial para o desenvolvimento, como indicaram a ONU e a UNESCO (2001), preconizando um envolvimento e participação da sociedade civil, com apoio dos órgãos governamentais. Esse programa foi abraçado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que pretende atingir os objetivos do Milênio até 2010.

A comunidade local também dá sua resposta e precisa se agilizar, perante os múltiplos desafios, “para construir uma sociedade moderna, adequada e moralmente correta, orientada por princípios éticos…” (Indicadores do Milênio no Estado do Paraná, 2007).

É dever de quem sabe e pode partilhar seu conhecimento com quem precisa dele, de forma integrada e produtiva. Fica o convite.



*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 4 de setembro de 2009, do Jornal Caiçara.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo