Notícias

Inicial 9 Notícia 9 A conquista dos sonhos:

A conquista dos sonhos:

 

Mais do que proferir uma palestra, o consultor empresarial Marco Aurélio Ferreira Vianna encantou o público de Porto União e União da Vitória, na noite do dia 16. Cativou com suas palavras que vão do mais simples exemplo de vida até a conquista dos sonhos. Em um clima agradável, Vianna foi o destaque da comemoração dos 35 anos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), que teve como parceira no evento a Pormade Portas de Madeiras Decorativas.

O diretor-presidente da Pormade, Cláudio Zini, fez uma avaliação positiva da palestra e destacou alguns pontos. Segundo Zini, Vianna foi muito claro quando diz que tem oportunidade para todos, desde que a pessoa vá atrás do conhecimento e do desenvolvimento. “Como ouvimos na palestra, o Ministério da Educação deveria colocar nos diplomas e certificados que aquilo é um produto perecível, tem prazo de validade. Isso para lembrar que devemos sempre estar nos aperfeiçoando. Nunca parar”, destacou. O diretor conta que a palestra foi de “acordamento”, isto é, para as pessoas acordarem para o sucesso. Zini dá uma dica aos profissionais que querem destaque. “Um bom profissional se finge de patrão, se preocupa com tudo, como se a empresa fosse dele. Com isso, ele se torna importante para a empresa e faz as oportunidades aparecerem”, aconselha.

Para a diretora de Recursos Humanos (RH), Hermine Luiza Schreiner (Minthi), Vianna é um exemplo e apresenta uma ideologia que ela, pessoalmente, aplica em seu profissional, desde o início de sua carreira. Para ela, fazer gestão de pessoas tem tudo a ver com criar condições favoráveis para crescer e se desenvolver. “A felicidade ou a infelicidade de alguém contagia os outros. Se a pessoal não estiver bem vai contaminar. Ajudar a fazer com que elas cresçam, melhorarem como pessoas e que fiquem mais felizes, gera um ciclo positivo, que transfere para a família e atinge a sociedade. Acreditamos que o caminho mais sólido para ajudar as pessoas é pela educação”, explica, enfatizando os projetos desenvolvidos na Pormade.

Outra lição que Vianna deixou em suas palavras foi que hoje as pessoas precisam trabalhar, estudar, se desenvolver e aproveitar a vida, ser feliz, simultaneamente. Não existem mais as fases. Para isso, Vianna fala com grande sabedoria sobre o ‘reprogramar a vida’ e ‘viver feliz’. A pró-reitora de Extensão e Cultura da Uniuv, Fahena P. Horbatiuk, avalia que todas as informações dadas pelo palestrante superaram as expectativas. “Ele é uma pessoa experiente, com visão de mundo e que utiliza uma linguagem simples e fácil, porém com muito conteúdo. Foi muito adequado para o público presente”, afirma.

Parceria de sucesso

Marco A. Vianna veio para União da Vitória por meio de uma parceria entre Pormade e Uniuv. Para Minthi, as duas instituições estão efetivamente cumprindo seu papel social, que é oferecer oportunidades. “A empresa tem que devolver o que absorve da cidade, desde os recursos naturais, físicos e até de pessoas. Com essa parceria conseguimos atingir os objetivos da existência de uma empresa, que é agregar valor para nossa cidade. Outras pessoas poderão aprender essa ideologia e se desenvolver”, conta.

O reitor da Uniuv, Jairo V. Clivatti, confirma que parcerias como essa trazem benefícios para toda a sociedade. “O palestrante trouxe uma realidade que pode ser aplicada em nossa região, em nossas empresas e instituições. A experiência de Vianna, em suas consultorias internacionais e trabalhos em grandes empresas, ressalta a função da nossa instituição, que é colaborar com a sociedade por meio da educação, da cultura e do conhecimento. E tudo isso só foi possível graças a essa parceria com a Pormade, que também tem essa visão diferenciada”, explica.

Depoimento

“Eu tive a oportunidade de conhecer a linha de pensamento e as ideologias de Marcos Vianna em 1994, quando estava iniciando o processo de estruturação de gestão de RH na Pormade. Com ele, entendi que para uma empresa ter sucesso é preciso construir um ambiente de trabalho feliz e que as pessoas pudessem ter oportunidades de desenvolver e crescer como ser humano. Vim do evento que participei com a certeza do tipo de profissional que eu queria ser. Isso me inspirou em todas as minhas ações, principalmente que a empresa precisa pensar em um bem maior do que somente o lucro ou os acionistas. Descobri que o RH tem que pensar muito mais do que apenas nos conceitos tradicionais, nas rotinas trabalhistas e planos de carreira. Na Pormade, não se faz a melhor porta por fazer. Ser feliz, se desenvolver e estar de bem com a vida traz o resultado da melhor porta. O que as pessoas precisam perceber é que a visão humanista se transforma em resultado para o capitalismo. O lucro é uma conseqüência”. Hermine Luiza Schreiner (Minthi), diretora de Recursos Humanos (RH).

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo