Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre)

ARTIGO – Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre)

 

Dia 19 de setembro, às 19h30min, no Clube 25 de Julho, teremos a instalação da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acuprre) de Porto União, União da Vitória e região.

Um grupo de membros da Academia de Cultura de Curitiba (Accur), liderado por seu entusiasta Presidente, João Darcy Ruggeri, ateou fogo a essa ideia, que congregou um número representativo de pessoas. Pintura, escultura, dança, música, comunicação social, ciência, pesquisadores, unidos, como voluntários de um projeto maior para a região: unir forças, criar vínculos consistentes, dar visibilidade de farol à multidão de luzes esparsas.

Que esperam?

Dialogar com mais profundidade, com base na ética, não em busca de consenso, mas de enriquecimento cultural. Quando mergulhamos em nossas reflexões e descobrimos o novo, depois, queremos, trocar informações, emoções, sensibilidade, valores, para melhorar o mundo, vendo-o com grandeza de espírito, olhar poético, e de admiração.

Sociólogos, filósofos, educadores, percebem no mundo presente, como afirma Bauman, uma relativa inadequação, resultante das mudanças aceleradas, e dizem que vivemos um tempo de busca de novos paradigmas, de harmonia, de equilíbrio, de utopia possível, o que não significa volta ao passado. Não há lugar para retrocesso na história.

Na Academia de Cultura não importa o nível de escolaridade de cada um, mas a energia interior que faz dele um líder a serviço, uma pessoa apaixonada pela vida, curiosa, forte, dialogante. Nada de gênios, nem de perfeições, todos em busca de algo mais, de sinergia, de aperfeiçoamento contínuo, de extravazamento de sonhos, cores e sons, de meditações e estudos benfazejos.

A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) endossa e apoia a recém-chegada Acupre, pois possuem a mais plena afinidade, e já podem visualizar gratificantes ações conjuntas.

Imaginemos agora um local com as mais belas pinturas, algumas esculturas em madeira, em metal, suaves acordes musicais, um livro aberto, a cena dramática, o balé, o filme… O que nos espera? Não sabemos, mas queremos deixar este recanto do Brasil mais feliz para seus moradores, incentivando-lhes, ainda mais, o gosto pelo belo, pelo justo, pela verdade e pelo bem. Longe de vaidades, de angústias pelo ter ou pelo poder, mas na sabedoria do amor gratuito, humilde, puro, contagiante.

Para 2010 está prevista nova chamada de ingresso a essa Instituição, que vamos construir, conforme seu próprio nome lembra: potencializando as mais diversas formas de cultura e de expressão.



*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 18 de setembro de 2009, do Jornal Caiçara.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo